Com a troca de comando da empresa estatal, Gilberto Galafassi assume a pasta de Gestão e Finanças
A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta sexta-feira (31) mudanças no comando da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e na Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Finanças. A partir de segunda-feira (2), Milton Balbinot assume a presidência da Codeca, enquanto Gilberto Galafassi passa a comandar a pasta de Gestão e Finanças.
Balbinot, de 67 anos, é bacharel em Ciências Econômicas e possui especialização em Gestão Financeira. Ele estava à frente da Secretaria de Gestão e Finanças desde 2023. Tem longo histórico na administração pública, incluindo passagens anteriores pela própria Codeca, onde foi gerente administrativo-financeiro (2005–2012) e diretor financeiro (2013–2016). Também atuou como diretor financeiro da Secretaria da Saúde (2021–2023) e como controlador-geral do Município.
LEIA TAMBÉM: Maria de Lourdes Fagherazzi deixa a presidência da Codeca
Para seu lugar na secretaria, foi escolhido o administrador de empresas Gilberto José Galafassi, de 64 anos, com mais de três décadas de atuação na área administrativa e financeira. Galafassi contribuiu voluntariamente na elaboração do Planejamento Estratégico da atual gestão e tem especializações pela UCS, IBMEC, FGV, FECAP e Trevisan. Também possui curso de Conselheiro pelo IBGC.
Além da atuação profissional, Galafassi é engajado em iniciativas comunitárias e religiosas, sendo presidente da AVACC (Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio), voluntário da Prefeitura de Farroupilha, integrante do Conselho Econômico do Santuário de Caravaggio, do COMTUR de Farroupilha e do COREDE Serra.