Maior feira de inovação industrial da América Latina foi aberta nesta terça (14), em Caxias do Sul
A 34ª edição da Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, foi aberta oficialmente nesta terça-feira (14), em Caxias do Sul. Realizada pelo Sebrae e pelo Sistema FIERGS, a feira segue até sexta-feira (17), no Centro de Eventos Festa da Uva, reunindo empresários e lideranças do setor industrial de todo o país.
O evento consolida Caxias como referência em inovação, destacando a tecnologia como motor de produtividade e competitividade para a indústria brasileira. Nesta edição, a Mercopar aprofunda o debate sobre o futuro da manufatura, com foco em tecnologias como internet das coisas (IoT), inteligência artificial, big data, computação em nuvem, robótica e automação avançada.
Em coletiva de imprensa após a abertura da Mercopar, o vice-governador Gabriel Souza destacou a importância da inovação como base do desenvolvimento econômico gaúcho e lembrou que o Estado lidera o ranking nacional de inovação. “O que alavanca a nossa economia é exatamente essa potência em inovação que o Rio Grande do Sul representa no Brasil. Somos o primeiro lugar no ranking nacional e seguimos investindo fortemente nesse setor”, afirmou Souza.
Souza também destacou a relevância da construção do Porto de Arroio do Sal, no Litoral Norte, para ampliar a competitividade da indústria gaúcha. “Será um salto de desenvolvimento. O projeto já foi declarado de utilidade pública e aguarda o licenciamento federal. Assim que o investimento privado se consolidar, o Estado entrará com obras complementares de infraestrutura”, explicou.
Ao comentar os resultados econômicos da feira, o vice-governador lembrou que a Mercopar movimentou quase R$ 1 bilhão em negócios na edição passada e demonstrou otimismo para este ano. “Esperamos superar essa marca. A Mercopar é do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo”, concluiu.
Inovação já faz parte da rotina das pequenas empresas
As Rodadas de Negócios seguem como principal atrativo, promovendo encontros entre empresas e grandes montadoras, como BYD, Renault, Ford e Hyundai. Uma novidade é o Smart Match, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida especialmente para o evento, que cruza dados e perfis de visitantes para sugerir, via WhatsApp, possíveis parceiros comerciais. A expectativa é gerar 38 mil conexões de negócios durante os quatro dias de feira.
Pesquisa divulgada pelo Sebrae durante o evento mostra que 80% dos pequenos empreendedores brasileiros já utilizam algum tipo de inteligência artificial. O levantamento aponta que 51% fazem uso de ferramentas generativas, como ChatGPT e Copilot, e 44% utilizam programas de criação de imagens. O estudo também indica que quase metade das empresas (47%) já opera com softwares integrativos de gestão, especialmente na Região Sul, onde o índice chega a 52% no Rio Grande do Sul.