Montadora apresentou na Fenatran 2024 os modelos eActros e o FUSO eCanter
A Mercedes-Benz iniciará, a partir de 2025, testes em operações de clientes com caminhões elétricos a bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio Daimler Truck. O eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter foram apresentados ao mercado durante a Fenatran 2024, realizada em São Paulo. O eActros é produzido na Alemanha e os caminhões leves no Japão e em Portugal. Para os testes serão usadas 15 unidades, sendo cinco eActros e 10 leves.
As empresas parceiras são Braspress Transportes Urgentes (logística), Coca-Cola Femsa Brasil (distribuição de bebidas), Expresso Nepomuceno (transporte e logística), RD Saúde (varejo farmacêutico), Suzano (produtora de celulose), AGL (guinchos), Marimex (transporte e logística) e Ypê (produtos de higiene e limpeza). Jefferson Ferrarez, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões da montadora, explica que, por meio das ferramentas de inteligência artificial do Fleetboard, será possível testar o melhor custo total de propriedade para os caminhões elétricos no Brasil, aprendendo as necessidades de infraestrutura, recarga e manutenção, a durabilidade e a experiência dos motoristas com a eletrificação. O objetivo, segundo o executivo, é desenvolver as melhores soluções em eletrificação para cada segmento de caminhão dentro da ampla variedade de aplicações urbanas e interurbanas.
O eActros é desenvolvido para operações interurbanas e de logística com cargas médias e pesadas, podendo receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre centros de distribuição, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo. O caminhão pode alcançar de 220 a 400 quilômetros de autonomia, conforme o modelo e a aplicação. O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos.
O caminhão leve elétrico a bateria pode receber carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras. Estarão disponíveis para os testes iniciais modelos na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas de peso bruto total. A autonomia, dependendo da configuração, tem autonomia entre 140 e 200 km. O carregamento rápido das baterias vai de 30 minutos a 1 hora e 10 minutos.
A chave “Fácil Acesso”, sem contato, é um diferencial do caminhão, oferecendo praticidade e agilidade ao permitir a abertura e a partida do veículo com um simples toque. A partir de um interruptor giratório, não é necessário inserir a chave para a ignição. A abertura e o fechamento das portas ocorrem sem necessidade de ter a chave em mãos. Devido à função de imobilizador, a partida só é possível com a chave próxima ao veículo.
Texto: Roberto Hunoff