Profissionais cobram acerto após mudança na gestão da unidade de saúde
Os médicos que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Caxias do Sul estão sem receber o pagamento há cerca de 10 dias. O atraso ocorre porque a organização que gerenciava a unidade até o último dia 31 de janeiro, o Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), não efetuou as transferências devidas, estimadas em aproximadamente R$ 1,2 milhão.
O valor referente a janeiro deveria ter sido quitado nos primeiros dias de fevereiro. Diante da situação, o Sindicato dos Médicos ingressou com uma ação na Justiça contra o InSaúde e também contra a Prefeitura por conta do não pagamento.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul afirmou que a responsabilidade pelo pagamento é do InSaúde, uma vez que o Município realizou todos os repasses à entidade dentro do prazo. A pasta também informou que solicitou esclarecimentos ao instituto e cobrou a regularização dos valores devidos.
A reportagem da Rádio Solaris também procurou o InSaúde para comentar o caso. A empresa informou ainda que os pagamentos referentes a janeiro de 2025 estão sendo avaliados em conjunto com a SMS de Caxias do Sul, como parte do termo de encerramento do contrato com a Prefeitura, que ocorreu em 31 de janeiro.
Desde o dia 1º, a gestão da UPA Central passou a ser responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS).
LEIA TAMBÉM: UPA Central de Caxias do Sul já opera sob nova gestão
CONFIRA A NOTA COMPLETA DO INSAÚDE:
“O InSaúde – Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde responsável pela gestão da UPA Central, da cidade de Caxias do Sul, informa que os profissionais médicos são contratados mediante a modalidade de Pessoa Jurídica, portanto não cabe mencionar o termo salários. Os pagamentos das empresas prestadoras de serviços, incluindo os serviços médicos, da competência de janeiro/2025 estão sendo avaliados em conjunto com a SMS de Caxias do Sul, visando compor o termo de encerramento do contrato entre a Prefeitura de Caxias e InSaúde, ocorrido em 31/01/2025. Permanecemos à disposição para os esclarecimentos que ainda forem necessários”.
CONFIRA A NOTA DA SECRETARIA DA SAÚDE:
“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que a obrigação de realizar o pagamento dos salários dos funcionários da UPA Central que estavam vinculados ao InSaúde é do próprio Instituto, uma vez que o Município sempre realizou todos os repasses à entidade em dia. A SMS já solicitou que o InSaúde preste esclarecimentos e coloque os pagamentos em dia”.