Grupo de mães divulgou evento na Câmara de Vereadores para naturalizar a amamentação em locais públicos
Em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização do aleitamento materno no âmbito mundial, o Movimento Mamaço de Caxias do Sul está organizando uma mobilização para o dia 17 de agosto. Quatro mães, sendo elas: Larissa Simon, Uine Monteiro, Morgana de Mello e Cristiane Redaellim estiveram na tribuna da Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (8), divulgando a ação.
O ato ocorre em um sábado (17 de agosto), a partir das 14h, no Salão de Artes do Centro de Cultura Ordovás. A programação contará com atrações para toda a família, com oficinas de dança, yoga e recreação infantil.
O Agosto Dourado, mês de atenção ao aleitamento materno, é uma ação do Ministério da Saúde, inspirada pela Semana Mundial de Amamentação (SMAM), promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1992. O Mamaço faz parte de um movimento nacional que começou em 2012 e consiste em reunir diversas mães que amamentam para o fazerem juntas. Larissa explicou que a ideia partiu de algumas mães que, diante do constrangimento gerado ao amamentar seus bebês em locais públicos.
A representante também ressaltou que as ações do grupo visam a dar apoio às famílias mais vulneráveis, sobretudo do ponto de vista econômico, e alertar sobre os benefícios da amamentação para o desenvolvimento do bebê. Segundo estudos, conforme relatou Larissa, o tempo de amamentação é proporcional à escolaridade e à renda das famílias.
Durante todo o evento, as participantes poderão tirar fotos profissionais amamentando, apreciar a exposição Memórias do Mamá e desfrutar de ilhas de autocuidado. Mais informações você pode conferir na página do movimento: @agostodouradocaxias.
Programação do Mamaço 2024
14h Show musical com Ará-Instituto Cultural Taru
14h40min Abertura oficial
15h Oficina de saúde mental materna com Maio Furtacor
15h30min Oficina de dança com Lúcia Oliveira
16h Yogaterapia hormonal com Liz Caberlon
16h30min Foto oficial das mães amamentando em conjunto.