Atividades teórico-práticas incluíram troca de pneus e explanação sobre mecânica e hidráulica do veículo
Mais uma turma de 26 mulheres participou de mais uma edição da oficina Mecânica de Batom, na noite desta terça-feira (16). A atividade, desta vez proposta somente ao público feminino, integrou o calendário da programação do Maio Amarelo, uma campanha nacional de conscientização e redução de acidentes e mortes no trânsito.
Na oficina, conduzida pelo gerente da Escola Pública de Trânsito, Joelson Queiroz, as participantes reconheceram aspectos da mecânica e da hidráulica dos veículos. Por meio de ações teórico-práticas as mulheres observaram o funcionamento do motor, foram instruídas sobre possíveis problemas que possam surgir no dia a dia e também puderam experimentar a troca de pneus, sob comando do fiscal de trânsito da SMTTM, Carlos Beraldo.
Rosana Fraga de Araújo, 38 anos, técnica em segurança do trabalho, participou da oficina e aprovou a prática. “A gente sabe que o carro tem carcaça, acelerador e freio, mas não sabemos o que compõe o veículo. Esperava buscar mais conhecimento e pude tirar várias dúvidas, então foi esclarecedor ter estado presente”, falou.
Mais uma vez, a Escola Pública de Trânsito lamenta a baixa adesão da comunidade, visto que foram ofertadas 50 vagas para a oficina, todas preenchidas e confirmadas através do e-mail, mas apenas 26 mulheres compareceram. “É importante frisar que as pessoas que se inscrevem e não comparecem à oficina, sem aviso da desistência, terão os e-mails recusados para futuras inscrições dentro do prazo de um ano. As pessoas precisam entender que a inscrição é um ato de responsabilidade, mesmo que a oficina seja gratuita”, destaca Queiroz.
A oficina também contou com participação de colaboradores do Centro de Formação de Condutores (CFC) Santo Antônio e da Klasses Imports Oficina Mecânica Multimarcas.
Todas as participantes ganharam um certificado.
Fotos: Rodrigo Rossi/Assessoria Prefeitura de Caxias do Sul