Diálogo aborda alívio tarifário, temas estratégicos e combate internacional ao crime
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone, nesta terça-feira (2), com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acelerar as negociações que buscam retirar a sobretaxa de 40% ainda aplicada a parte dos produtos brasileiros. Segundo o Planalto, o diálogo foi “muito produtivo” e durou 40 minutos.
Apesar de a Casa Branca ter excluído recentemente 238 itens do tarifaço — como café, frutas tropicais e carne bovina — 22% das exportações brasileiras aos EUA continuam sujeitas às tarifas adicionais. O governo brasileiro considera que o principal obstáculo agora é a taxação de produtos industriais, que têm mais dificuldade de redirecionar suas vendas para outros mercados.
Lula ressaltou a Trump que deseja avançar rapidamente na retirada desses itens restantes. Parte do recuo norte-americano é atribuída à aproximação entre os dois líderes desde o encontro na Malásia, em outubro.
Além do tema comercial, Lula e Trump discutiram o reforço da cooperação no combate ao crime organizado internacional. O presidente brasileiro destacou operações recentes que desarticulam o fluxo financeiro dessas organizações e mencionou o uso do estado de Delaware, nos EUA, como rota para evasão de divisas. Trump, segundo o Planalto, afirmou estar “totalmente disposto” a fortalecer ações conjuntas.
Os dois líderes devem retomar o diálogo em breve.