Presidente vai completar 80 anos na segunda-feira (27) e, se reeleito, pode encerrar eventual quarto mandato aos 85
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai disputar a Presidência da República em 2026, buscando o quarto mandato à frente do governo federal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), durante visita oficial à Indonésia, em meio a uma agenda de compromissos diplomáticos com o presidente Prabowo Subianto.
Lula vai completar 80 anos na próxima segunda-feira (27) e, caso seja reeleito, terá 81 anos no período da eleição e 85 ao final do eventual novo mandato, em 2030. Ele já é o político que mais tempo exerceu o cargo desde a redemocratização.
O presidente afirmou que está “preparado para disputar outras eleições”. “Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato termina em 2026, no final do ano, mas estou preparado para disputar outras eleições”, disse Lula, durante discurso em Jacarta.
A declaração ocorreu após a assinatura de acordos de cooperação entre Brasil e Indonésia nas áreas de agricultura, energia, defesa, comércio, ciência, tecnologia e educação. O presidente brasileiro destacou que pretende seguir ampliando o papel do país no Brics e no G20, reforçando o discurso de integração do chamado Sul Global.
Caso confirme a candidatura em convenção partidária no próximo ano, Lula deve ser o primeiro presidente da história do Brasil a tentar um quarto mandato. Ele governou entre 2003 e 2010, foi eleito novamente em 2022 e, se vencer em 2026, completará 16 anos à frente do Palácio do Planalto.