Técnico do acesso em 2023 chega a Caxias do Sul nesta terça e estreia será contra o Corinthians
O Juventude anunciou nesta segunda-feira (4) o retorno do técnico Thiago Carpini, de 41 anos, para comandar a equipe na sequência do Campeonato Brasileiro. O treinador volta ao estádio Alfredo Jaconi após uma passagem vitoriosa em 2023, quando levou o Verdão de volta à elite com o vice-campeonato da Série B.
Desde então, Carpini dirigiu o São Paulo, onde conquistou a Supercopa do Brasil, e o Vitória, pelo qual liderou uma campanha de recuperação que garantiu a permanência na Série A e uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.
Natural de Valinhos (SP), Carpini foi jogador profissional antes de se dedicar à carreira de treinador. Atuou como zagueiro e volante por clubes como Ponte Preta, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia e Guarani, além de ter passagens pela Grécia e China. Pendurou as chuteiras em 2017 e, desde então, acumula experiências técnicas por diversos clubes do país, como Guarani, Inter de Limeira, Santo André, Ferroviária e Água Santa — onde foi vice-campeão paulista e eleito melhor técnico do campeonato.
No Juventude, sua primeira passagem começou em maio de 2023, com a equipe na zona de rebaixamento da Série B. Com uma arrancada expressiva e aproveitamento de 64%, o treinador levou o time à segunda colocação e ao acesso para a Série A. O bom desempenho o projetou nacionalmente e o levou a aceitar o convite do São Paulo no início de 2024.
Carpini será apresentado na quarta-feira (6), às 11h, na sala de imprensa do estádio Alfredo Jaconi.