Filme vai retratar o trabalho de profissionais da comunicação em meio à guerra e destacar a importância do jornalismo em contextos de conflito
O jornalista Fernando Levinski, radicado em Caxias do Sul, iniciou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar as gravações do documentário “Voz do Front”, que vai ser realizado na Ucrânia. O projeto busca mostrar como jornalistas locais seguem atuando e se adaptando profissionalmente em meio à guerra com a Rússia, que já se estende há três anos.
Levinski acompanha o tema desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. Naquele ano, esteve na Polônia entre março e abril, acompanhando o fluxo de refugiados que deixavam a Ucrânia. A experiência o motivou a aprofundar o olhar sobre o papel do jornalismo em zonas de conflito. Atualmente, cursando mestrado em História na Universidade de Caxias do Sul, o profissional volta à região com o propósito de registrar, de perto, as transformações e desafios vividos pelos colegas ucranianos.
Com o documentário, ele pretende também provocar reflexões sobre o impacto da informação em tempos de crise e aproximar o público brasileiro da realidade vivida por comunicadores que atuam sob condições extremas.
Mesmo distante do front, Levinski acredita que o projeto é uma forma de conectar diferentes realidades. “Compreender o que ocorre num ambiente conflagrado é importante para clarear o entendimento sobre reflexos próximos a nós. Por exemplo, termos receptividade aos migrantes que chegam ao Brasil”, destaca.
Financiamento do projeto
O financiamento coletivo — (clique aqui para acessar a plataforma de doações) — tem como meta arrecadar R$ 23 mil para cobrir despesas com passagens aéreas até Varsóvia, na Polônia, deslocamentos de trem até Kiev, na Ucrânia, (ida e volta), hospedagem, seguro, edição do documentário e outras necessidades de produção. Até o momento, o jornalista já arrecadou R$ 1,4 mil.
Entre as recompensas oferecidas aos apoiadores estão:
– Inserção do nome ou logomarca nos créditos do documentário;
– Acesso a um grupo exclusivo no Instagram @vozdofront, com conteúdos de bastidores da viagem;
– Um livro que será lançado em 2026;
– Convite para a exibição do filme, prevista para o início do próximo ano.