Zauza foi eleito na presença de representantes do Procon de 50 municípios do Estado
Um marco do IV Seminário das Relações de Consumo, ocorrido em Caxias do Sul na última semana, com a presença de 50 representantes de Procons de municípios do Rio Grande do Sul, foi a oficialização da AGM – Associação Gaúcha de Procons. Esta nova entidade foi criada com o propósito de unificar demandas, promover formação continuada e dar maior representatividade aos Procons do Estado. Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria da entidade, tendo como presidente o coordenador do Procon Caxias do Sul, Jair Zauza e a coordenadora do Procon de Alegrete, Juliana da Silva Camillo, como vice-presidente.
Segundo Zauza, a fundação da AGM é vista como um avanço significativo, capaz de ampliar o diálogo com o Governo Estadual, órgãos de controle, entidades civis e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. “A eleição simboliza o reconhecimento ao nosso trabalho desenvolvido em Caxias do Sul e nosso papel ativo no fortalecimento do sistema de proteção e defesa do consumidor no Estado”, destaca.
O presidente recém eleito ainda cita que a organização dos Procons, materializada na AGM, funciona como um hub de inteligência e força conjunta, permitindo que os pequenos Procons de municípios diversos tenham a mesma capacidade de resposta e diálogo que os grandes centros, elevando o patamar da proteção consumerista do RS.
A união de todos Procons tende a resultar diretamente em benefícios cruciais para a sociedade gaúcha:
:: Padronização e Eficiência: Permite a padronização de procedimentos e resulta em maior eficiência no atendimento ao consumidor.
:: Troca de Conhecimento: Garante a troca contínua de conhecimento entre coordenadores e equipes técnicas, essenciais para lidar com temas complexos como o “Procon IA” ou os “Desafios dos Jogos Online”.
:: Políticas Públicas Articuladas: Possibilita o aprimoramento de políticas públicas com atuação coletiva e mais articulada.
:: Defesa Robusta: Oferece uma defesa mais robusta e coordenada diante de práticas abusivas de grandes empresas.
:: Representatividade: Promove a ampliação da voz dos Procons junto aos poderes públicos e à sociedade.
“A quarta edição do Seminário encerrou com o compromisso renovado de fortalecer os direitos dos consumidores gaúchos e consolidar os Procons como protagonistas na construção de um mercado mais equilibrado, ético e transparente. A posse da nova diretoria da AGM e o trabalho colaborativo que se inicia apontam para uma nova fase na defesa do consumidor no Rio Grande do Sul”, enfatiza Jair Zauza.
O Seminário de Relações de Consumo já se consolidou como um dos mais importantes encontros voltados à defesa do consumidor no Rio Grande do Sul. Esta edição serviu como um espaço estratégico de diálogo e capacitação técnica, abordando uma vasta gama de temas atuais, incluindo comércio digital, superendividamento, atualização das normas consumeristas e estratégias de cooperação interinstitucional.