Carnês deixam de ser enviados em papel; guias devem ser emitidas exclusivamente pelo site da Prefeitura
A partir deste ano, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Flores da Cunha passa a ser totalmente digital. Pela primeira vez, os carnês não serão mais enviados em formato físico aos contribuintes. As guias já estão disponíveis e a consulta, bem como a emissão para pagamento, deve ser feita exclusivamente de forma on-line, por meio do site oficial do município.
Para acessar o documento, o contribuinte deve entrar no portal da Prefeitura, clicar no menu ou banner do IPTU, selecionar a base de consulta “IPTU RECAD”, informar CPF ou CNPJ e escolher a forma de pagamento — cota única ou parcelado. O sistema permite expandir os endereços cadastrados, selecionar as guias desejadas e emitir o documento com código de barras e QR Code para pagamento via aplicativo bancário. Também é possível agrupar débitos em uma única guia.
O pagamento em cota única garante 5% de desconto, com vencimento em 22 de abril. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o valor em três vezes, com vencimentos em 22 de abril, 22 de maio e 22 de junho.
Em caso de dúvidas, a Secretaria da Fazenda disponibiliza atendimento via WhatsApp pelo número (54) 99604-0459 ou pelo telefone (54) 3279-3600, ramal 221. Conforme a secretária da Fazenda, Flávia Bombardelli, a medida integra o processo de modernização administrativa do município. “É uma ação que alia eficiência administrativa, sustentabilidade e responsabilidade ambiental, além de modernizar a relação entre a Prefeitura e os munícipes”, destaca.