Colorado terminou na 18ª colocação e cai após derrota para o Santos; Tricolor perde para o Vasco, mas se salva na última rodada
O Internacional está rebaixado pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro Sub-20. A queda foi confirmada nesta quarta-feira (23), após o fim da última rodada da competição nacional de base.
O Colorado brigava diretamente com o Grêmio pela permanência, mas acabou na 18ª posição entre os 20 clubes. Mesmo jogando em casa, em Porto Alegre, o time perdeu por 4 a 2 para o Santos e viu o rival escapar da zona da degola, mesmo com derrota no Rio de Janeiro.
O Grêmio foi superado pelo Vasco por 2 a 0, mas os dois pontos de vantagem sobre o Inter garantiram a 17ª colocação e a permanência na elite da categoria.
Para se salvar, o Inter precisava vencer o Peixe e torcer por um tropeço tricolor. O time até tentou reagir durante a partida, mas não conseguiu conter o ataque santista em um duelo de cinco gols.
O rebaixamento acende um sinal de alerta no Celeiro de Ases, celeiro histórico de grandes jogadores. A campanha irregular durante toda a competição comprometeu o desempenho final, e agora o clube disputará a segunda divisão da categoria em 2026.
Do outro lado, mesmo com uma péssima campanha, o Grêmio respira aliviado. A permanência na primeira divisão foi garantida, mas o desempenho fraco resultou em mudanças nas categorias de base. Tanto que, na última rodada da competição, o tricolor foi a campo sem técnico, que acabou demitido antes da rodada final pela sequência de resultados negativos.