Pesquisa da CDL Caxias revela que 48,2% dos consumidores não pretendem presentear na data, enquanto 43,7% disseram que desejam ir às compras
A pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais, realizada pela CDL Caxias do Sul, aponta crescimento tímido no valor médio de gastos, de apenas 1,8% em relação ao ano anterior, com um ticket médio estimado em R$ 289,85. Apesar de ser uma das datas comemorativas mais repletas de apelo emocional, 48,2% dos entrevistados afirmaram que não pretendem adquirir presentes este ano. Outros 43,7% disseram que vão às compras, o que representa um aumento de 6,1% em relação a 2024. A média estimada é de 1,4 item por consumidor.
Entre os presentes mais citados estão vestuário e moda (34,3%), calçados (23,6%), perfumes e cosméticos (14,4%), alimentos e bebidas (7,4%), ferramentas (6%) e artigos como joias, relógios e óculos (5,6%). Os pais continuam sendo o foco principal das homenagens (58,7%), mas também foram citados maridos ou namorados (32,9%), sogros (3,6%), avôs (2,9%), filhos ou enteados (1,1%) e irmãos (0,7%).
De acordo com o levantamento do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias, cerca de 32% afirmaram que pretendem gastar mais do que no ano anterior, e a principal justificativa para o aumento nos gastos, segundo os consumidores, é o desejo de adquirir um presente de melhor qualidade (54,5%), seguido pelo impacto dos reajustes de preços (25%).
Já entre aqueles que não devem presentear, os principais motivos são não ter a quem presentear (62,2%), o pai não morar na cidade (15,1%), problemas no relacionamento (13,9%), outras prioridades (4,8%) e restrições financeiras (4%).
Hábitos de consumo
A maioria dos consumidores (46,8%) planeja realizar suas compras na semana que antecede a data, enquanto 28,5% cerca de 15 dias antes. Outros 12,4% devem deixar para a véspera ou no próprio Dia dos Pais, 10 de agosto, e 12,3% já começaram as compras.
Os principais canais de busca são lojas físicas (27%), sites de busca (21,7%), plataformas das próprias lojas (17,2%) e redes sociais como Instagram (15,4%), WhatsApp (8,5%) e Facebook (7,5%). Em relação ao pagamento, os meios mais utilizados serão dinheiro (28,8%) e PIX (27,5%), seguidos por cartão de crédito (25,2%).
Comércio local segue na preferência
O fator emocional segue sendo um dos principais impulsionadores das compras, sendo que 86,6% dos entrevistados disseram que sentimentos como amor e gratidão influenciam a decisão de compra, levando muitos a planejar surpresas (43,1%) ou intensificar a comemoração (37,8%).
A preferência pelo comércio local, em lojas de rua do Centro, permanece forte, com 38,4% das intenções, enquanto 24,3% devem ir aos shoppings, 17,2% acessar o comércio virtual local, 10,4% o comércio local em lojas de bairros e 6,8% o comércio virtual de outras cidades.
A ambientação das lojas é um fator decisivo e 84,3% dos entrevistados consideram a decoração importante ou muito importante, o que influencia diretamente na entrada no estabelecimento para 82,3% dos respondentes. Na escolha do local de compra, destacam-se ainda critérios como qualidade dos produtos (24,3%), facilidade de acesso (22,7%) e bom atendimento (17,2%).
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A pesquisa de Dia dos Pais 2025 da CDL Caxias foi realizada com 720 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 16 e 18 de julho de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em Núcleo de Informações.