O concurso será realizado no dia 18 de outubro na sede da União das Associações de Bairros (UAB)
A Secretaria Municipal da Cultura anunciou a abertura das inscrições para a Escolha da Corte do Carnaval de Caxias do Sul 2026. O concurso, que marca mais uma etapa da retomada do Carnaval de Rua na cidade, será realizado no dia 18 de outubro, às 20h, na sede da União das Associações de Bairros (UAB).
O processo seletivo vai eleger uma Rainha, duas Princesas e um Rei Momo. Os candidatos e candidatas participarão de atividades de preparação, como palestras, visitas e tarefas ao longo das semanas que antecedem o evento. A ausência injustificada pode resultar em perda de pontos e até mesmo na perda do título.
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 22 de agosto. Os interessados devem enviar os documentos exigidos para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 99909-9810.
Podem concorrer representantes de entidades, blocos, agremiações ou clubes sociais sem fins lucrativos e com foco cultural. As candidatas à Corte precisam morar em Caxias do Sul, ter entre 18 e 45 anos até o Carnaval de 2026 e não ter sido Rainha em edições anteriores. Já os candidatos a Rei Momo devem ter entre 25 e 60 anos. Servidores públicos municipais e comissionados estão impedidos de participar.
No momento da inscrição, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência, declaração da entidade representada e uma foto de meio busto. A participação também implica na autorização de uso de imagem dos candidatos durante o concurso e, se eleitos, ao longo do reinado.
As entrevistas ocorrerão no mesmo dia do evento, a partir das 17h, também na sede da UAB. A comissão julgadora será formada por quatro jurados, responsáveis por avaliar samba no pé, beleza, simpatia e entrevista. Para o Rei Momo, os critérios serão os mesmos, com exceção da beleza. As notas vão de 5 a 10 pontos.
Durante o desfile, as candidatas usarão maiô (fornecido pela organização) e traje esporte fino. Os candidatos a Rei Momo devem vestir traje social. É proibido o uso de roupas com marcas, frases políticas, slogans, protestos ou alusões a times esportivos.
A premiação será em dinheiro: R$ 1 mil para a Rainha e para o Rei Momo, e R$ 750 para cada Princesa. Os vencedores também receberão faixas e coroas. A Corte escolhida representará o Carnaval de Caxias do Sul em eventos e ações culturais previstas na agenda oficial.
Outras informações estão disponíveis nos canais oficiais do Instituto SAMbA e do Instituto de Leitura Quindim, que organizam o concurso com apoio da SMC, UAB e do Grupo de Trabalho das Agremiações Carnavalescas.