Prazo vai até quinta-feira (7); provas serão aplicadas em 28 de setembro em todas as regiões do RS
O prazo de inscrições para o concurso público de professores da Rede Estadual foi prorrogado até quinta-feira (7). Organizado pela Secretaria da Educação (Seduc), o processo seletivo oferece mais de 6 mil vagas para atuação em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Há reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), indígenas, negros e pessoas trans.
O concurso contempla a Educação Básica nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Educação Física, Língua Espanhola, Artes, Sociologia, Filosofia, Química, Física, História, Geografia, Ensino Religioso, Biologia, Educação Profissional e Técnica, Educação Indígena e Educação Especial.
Segundo o governo do Estado, a iniciativa busca reforçar o quadro de docentes e é tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite. O objetivo é garantir qualidade no ensino e assegurar o futuro de estudantes e professores.
A seleção será composta por uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. O exame será dividido em dois blocos: um com temas gerais (Conhecimentos Pedagógicos, Língua Portuguesa e Legislação da Educação) e outro com conteúdos específicos, conforme a habilitação escolhida.
A aplicação das provas ocorrerá em 28 de setembro nos municípios-sede das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), incluindo Caxias do Sul, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo, Erechim, entre outros.
Candidatos que atingirem a nota de corte terão as redações corrigidas. Depois disso, haverá a etapa de prova de títulos, que contará como pontuação adicional. Já professores interessados em atuar em comunidades Guarani e Kaingang passarão por testes específicos.