Inscrições devem ser feitas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar até o dia 17 de outubro
Agricultores familiares podem se inscrever no Programa Operação Terra Forte de 17 de setembro a 17 de outubro.
As inscrições devem ser feitas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar com os seguintes documentos: Documento de identificação, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo, ou Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, ou Declaração de Pecuarista Familiar (DPF).
O Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha é a maior iniciativa de recuperação de solos já proposta pelo Estado. Promove práticas sustentáveis e posiciona a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul. O financiamento vem do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs), com investimento inicial de R$ 300 milhões.
O programa identifica e diagnostica propriedades rurais, elabora planos individuais de recuperação, estrutura patrulhas mecanizadas, oferece assistência técnica para implementação dos planos e difunde tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. A Emater/RS-Ascar, parceira da SDR, executa as etapas.
Integra o Plano Rio Grande, coordenado pelo governador Eduardo Leite, que visa reconstruir e fortalecer o Estado. Podem participar agricultores e pecuaristas familiares conforme as Leis Federal 11.326/2006 e Estadual 13.515/2010.