Neste ano a operação conta com cerca de 37 bombeiros trabalhando na Rota do Sol, divididos em dois períodos da via
A 17ª Operação Verão Rota do Sol começou nesta sexta-feira (20). Neste ano a operação conta com cerca de 37 bombeiros trabalhando na Rota do Sol (RSC-453) divididos em dois períodos da via. Serão 16 profissionais divididos em dois pontos específicos, em Lajeado Grande, primeiro ponto base, e o segundo junto à Comando Rodoviário da Brigada Militar, em Tainhas.
Segundo o Tenente-coronel Batista, do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (CBMRS), essa distribuição visa diminuir o tempo de resposta e dar um atendimento mais ágil e próximo dos incidentes. A operação conta com ambulância e caminhão de bombeiros, os dois equipados para atendimento de primeiros socorros.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai coordenar todos os resgates e atendimentos. Segundo o tenente Batista, a integração com outros serviços oferece maior agilidade nos atendimentos.
A operação vai até o dia 9 de março, que encerra a operação verão. Porém, a permanência na Rota do Sol não acaba nessa data, pois em 2025 todos os feriados do ano terão estrutura de resgate semelhante. Batista ainda ressaltou que em 2024 foram feiras 16 operações na Rota do Sol, em feriados prolongados. Ele ainda explicou que nos dias anteriores aos feriados as ambulâncias já se posicionam em Lajeado Grande para fazer atendimento durante todo o ano.
Outro ponto apresentado pelo tenente-coronel, é o projeto que está sendo pensado para 2025 de ter uma base fixa na Rota do Sol. Ele explicou que a pauta está sendo estudada e espera por uma estruturação.
Por fim, Batista forneceu algumas dicas de segurança para os usuários da rodovia. Primeiramente, ele ressaltou a atenção às regras de segurança.
“Muitos acidentes ocorrem principalmente por descuido humano, por aquela ultrapassagem insegura. Nós sabemos que na rota do sol não tem muitos pontos com terceira faixa. Então, por vezes, o pessoal acaba facilitando e se envolvendo em um acidente que gera morte. Tivemos no ano passado, infelizmente, vidas que foram ceifadas em razão disso”, lamentou.
A orientação principal é para os veranistas manterem a calma. Em alta temporada é comum ter congestionamento, por conta do grande fluxo de carros, então a dica é sair mais cedo, com calma para fazer uma viagem e férias tranquilas na ida e na volta.