Atendimento piloto iniciou na UBS Esplanada
O atendimento de telessaúde iniciou na manhã desta terça-feira (8), na UBS Esplanada, em Caxias do Sul. A agenda online começou pelos clínicos gerais e será expandida gradativamente nos meses seguintes. Em até 60 dias a partir do início dos atendimentos, serão ofertadas as consultas com especialistas e psicoterapia. Além da UBS Esplanada serão instaladas mais duas cabines no CES e uma no Cais Mental.
O secretário de Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, informou que a expectativa para a nova funcionalidade é grande e promete revolucionar o atendimento na cidade. “Essa é uma inovação pensada desde o momento da pandemia, onde tiveram os recursos da telessaúde, das teleconsultas disponíveis. O que vai acontecer? Nós estamos aqui na UBS Esplanada, nós elegemos como unidade piloto, para incorporar essa nova modalidade de atendimento médico. E vamos respeitar também a familiaridade do usuário. Eles vão ter a opção, se deseja fazer a consulta presencial ou a consulta virtual. Assim, a gente vai paulatinamente criando essa nova cultura, para que no futuro ele já possa utilizar os recursos da telessaúde, do smartphone, do seu iPhone em casa, para também fazer o seu agendamento da sua consulta“.
Inicialmente, o atendimento será para clínica geral, porém, daqui a 60 dias, a partir dessa experiência na UBS Esplanada, a Prefeitura pretende incorporar essa tecnologia para os atendimentos especializados. “Nós temos o Centro de Especialidades em Saúde, onde temos várias especialidades médicas e teremos duas cabines, assim a gente vai poder reduzir a fila de espera, aqueles que estavam aguardando para a consulta presencial terão a opção também do atendimento especializado de forma virtual através das cabines. Ou seja, um projeto-piloto, mas se der certo, ampliar para outras unidades de Caxias do Sul também“.
A primeira paciente a fazer a consulta nesta nova modalidade foi Samanta Souza Pereira, de 27 anos. Ela disse ter gostado da experiência e que os atendimentos via telessaúde irão agilizar as consultas. “A médica é bem atenciosa, explicou bem certinho tudo. Gostei bastante. Tem muita diferença em comparação a uma consulta presencia, é bem diferente a experiência, mas eu achei bem legal também“.
A Prefeitura irá disponibilizar 30 mil consultas online ao ano. É um investimento de R$ 2,2 milhões, que ira auxiliar na redução das filas de consultas no município.