Foram iniciados os serviços na pintura interna do templo
A Catedral Diocesana de Caxias do Sul iniciou nesta semana uma nova etapa da campanha “Eu cuido da Catedral”, para a conservação e revitalização das pinturas internas. A missa de abertura dos trabalhos ocorreu no último domingo (14). A Catedral, construída entre 1895 e 1899 e consagrada em 1900, completou 125 anos de história.
A obra faz parte de um cronograma iniciado em 2023, que já restaurou bancos, cadeiras e portas da fachada da igreja. Nesta nova fase iniciada, o investimento previsto é de R$ 400 mil, com prazo de execução de 10 meses, iniciado em maio. A revitalização interna precede a próxima etapa, que envolve a fachada e pintura externa.
Estiveram presentes representantes da ARS Restaurações, responsáveis pela decoração e restauração, e os arquitetos Sandra Favaro Barella, Franco Barella e Renata Brustolin, que acompanham o projeto. Durante a missa, a comunidade conheceu o andamento das obras e as formas de contribuir com a campanha.

O padre Volnei Vanassi, pároco da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, ressaltou a importância da intervenção: “É um momento de cuidar do patrimônio da nossa comunidade e manter vivo o marco histórico dos primeiros imigrantes, especialmente neste ano de 150 anos da imigração italiana”, disse.
Foto: Depositphotos