Tema ganhará luz anualmente, na semana anterior a 25 de maio, Dia Nacional da Adoção
Foi sancionada na tarde desta quarta-feira (2), a lei que institui a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. A proposta de autoria do vereador Lucas Caregnato estipula o período de sete dias anterior a 25 de maio, Dia Nacional da Adoção, para lançar luz sobre o tema.
Em Caxias do Sul, por exemplo, atualmente, há 205 crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Desde o início do ano, 38 já foram adotadas e 26 estão aptas para o processo de adoção. O dado mais significativo refere-se ao traumático processo de devolução da criança ou adolescente após a tentativa de adoção: só no primeiro semestre de 2022, foram 16 casos. No mesmo período, em 2023, o índice despencou para apenas dois registros.
“No Brasil, hoje, a fila de espera de famílias interessadas na adoção é muito maior do que o número de crianças em condição de serem adotadas. Isso acontece porque o perfil que as famílias querem nem sempre é compatível com o perfil das crianças à espera de adoção”, observa uma das fundadoras do Instituto Filhos, a empresária Shirlei Omizzolo, presente no ato de sanção no Centro Administrativo Municipal.
Conforme o texto, a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes tem por objetivos conscientizar a comunidade de que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar saudável e afetuosa; estimular a adoção legal e humanizada de crianças e adolescentes; alertar a população quanto à necessidade de adoções inter-raciais, de crianças maiores, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais, e promover iniciativas visando à adoção de crianças e adolescentes no Município.