Fogo começou na madrugada de segunda-feira (15) e segue sendo combatido nesta terça (16)
O incêndio de grandes proporções que atingiu a empresa de reciclagem Renova, localizada às margens da ERS-122, em Farroupilha, iniciado na madrugada de segunda-feira (15), segue mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros nesta terça-feira (16). Guarnições de Farroupilha e de Caxias do Sul continuam atuando no local.
No fim da tarde de segunda, o vento forte fez com que as chamas voltassem a ganhar intensidade, exigindo reforço no combate. O fogo foi novamente controlado durante a madrugada desta terça. Desde então, os bombeiros concentram o trabalho no resfriamento do material e na retirada dos resíduos do interior do pavilhão. Cerca de 160 mil litros de água já foram utilizados na operação.
Um dos principais desafios é a remoção de parte do telhado, que desabou no centro do pavilhão e impede o avanço das máquinas responsáveis pela retirada do material inflamável. A empresa providencia um guindaste para permitir o acesso seguro. A previsão é de que os trabalhos sigam por pelo menos mais 24 horas.
Além dos bombeiros, atuam no local equipes da Defesa Civil, Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Brigada Militar (BM) e Resgate Voluntário. A Corsan e empresas parceiras auxiliam no fornecimento de água por meio de caminhões-tanque.
O incêndio
O fogo começou por volta das 5h da madrugada de segunda-feira (15). Aproximadamente 80% da estrutura da empresa foi destruída. Um dos pavilhões armazenava materiais altamente inflamáveis, o que dificultou o combate inicial às chamas.
Três funcionários estavam na parte dos fundos do prédio no momento do início do incêndio, mas conseguiram sair sem ferimentos. A empresa possui 36 colaboradores, que foram dispensados no dia do sinistro.
Alguns retornaram posteriormente para auxiliar na retirada de materiais que não foram atingidos.