Área restrita às negociações foi esvaziada após princípio de incêndio perto do estande da China; segundo o governo, fogo foi contido e não há feridos
Um incêndio atingiu a Blue Zone da COP30, em Belém (PA), na tarde desta quinta-feira (20), provocando correria e a evacuação imediata da área, que é destinada às negociações oficiais entre os países. O fogo começou em um dos pavilhões, próximo ao estande da China.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros do Pará e não há registro de feridos. A área foi isolada para avaliação, seguindo o protocolo de segurança para eventos de grande porte.
Ainda não há informações sobre a causa do incêndio. A organização da COP30 deve emitir um parecer ainda nesta quinta sobre a retomada das atividades e se os participantes poderão retornar à Blue Zone ou se o acesso será reaberto apenas na sexta-feira (21).
Sabino destacou que os pavilhões utilizam materiais antichamas e reforçou que incidentes como esse podem acontecer em qualquer local que recebe eventos dessa magnitude.
“Não é porque é em Belém… Esse princípio de incêndio poderia acontecer em qualquer lugar do planeta Terra. A população de Belém já não está aguentando mais esse tipo de preconceito”, afirmou o ministro.