Desde a sua interdição, em 2019, os alunos da escola estavam alocados no prédio do antigo Mutirão
O novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Atiliano Pinguelo, em Caxias do Sul, foi inaugurado nesta segunda-feira (16). O colégio, que fica localizado na rua Madre Bárbara, nº 908, no bairro De Zorzi, foi inaugurado em outubro de 1990, e a sua estrutura necessitava de reforma. Desde a sua interdição, em 2019, os alunos da escola foram transferidos para o prédio do antigo Mutirão, no bairro Lourdes.
A escola tem capacidade para 348 estudantes e, em 2025, já está organizada para atender 12 turmas, divididas igualmente seis por turno, desde a educação infantil até o 5º ano e com capacidade para chegar até 14 turmas.
Com a conclusão das obras da nova escola, além da facilidade de deslocamento proporcionada às famílias, o município terá uma economia aproximada de R$ 20 mil mensais só com a locação do prédio e outros R$ 32 mil em transporte escolar.
No ato da entrega do novo prédio, os alunos da escola fizeram a apresentação de uma coreografia que embalou o público. No final, houve o descerramento da fita e da placa que teve como objetivo marcar o novo começo da Escola Atiliano Pinguelo. Além disso, teve bolo, afinal de contas o momento merece.
O presidente da AMOB De Zorzi, Luís Rocha, fez os seus agradecimentos e ressaltou que esta é a realização de um sonho que a comunidade vinha reivindicando há muito tempo.
A diretora da Escola Atiliano Pinguelo, Mariana Zanotti, emocionada agradeceu a todos que de alguma forma estiveram envolvidos na construção do sonho. “Essa comunidade escolar já passou por muitos desafios, mas também posso afirmar que já passamos e ainda passaremos por muitas alegrias. Parafraseando o nosso querido Paulo Freire, ‘Me movo como educador, porque primeiro, me movo como gente.’”
Estavam presentes no ato da entrega do novo prédio da escola, a deputada federal, Denise Pessôa; o deputado estadual, Neri o Carteiro; o prefeito Adiló Didomenico; o vereador Lucas Diel, os secretários da Educação, Edson da Rosa; de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti; da Habitação, Vomir Moschen; o coordenador de Relações Comunitárias, Flávio Fernandes; o presidente da AMOB De Zorzi, Luís Rocha; a diretora da Escola Atiliano Pinguelo, Mariana Zanotti; equipe da Smed, professores, alunos, familiares e a comunidade.
Histórico das obras:
O prédio foi interditado pela SMED para ser reformado. Desde então, os alunos estavam tendo aulas no prédio do antigo Colégio Mutirão, bairro Lourdes, alugado pelo município para abrigar a escola. Passada a pandemia, dois períodos de chuvas intensas e a desistência da construtora vencedora da licitação, a obra do novo prédio começou efetivamente em 2023, pela Construtora JC Rossi, segunda colocada no certame.