O Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem tem como missão auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem
Foi inaugurado nesta terça-feira (28), em Caxias do Sul, um espaço inovador para atender estudantes com transtornos de aprendizagem, que não se enquadram como público do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se do CEMAPE (Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem), um centro pioneiro no Estado para auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes com transtornos e dificuldades de aprendizagem das escolas municipais, de forma inclusiva e acolhedora. A instituição está localizada na rua Vinte de Setembro, 2217, ao lado da Guarda Municipal, no Centro.
Além dos estudantes, o CEMAPE dará suporte especial aos pais e professores, para que crianças e adolescentes possam se desenvolver de forma integral. Entre os profissionais do Centro estão psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicomotricistas e profissionais de apoio educacional.
Conforme o prefeito Adiló Didomenico: “Isso é um auto-investimento humano, humanitário, e também em termos de profissionais que vão se integrar no mercado. E nós precisamos dar essa oportunidade como agente público”.
Segundo a secretária Municipal da Educação, Flávia Vergani, “é fundamental diferenciar transtorno de aprendizagem de dificuldade de aprendizagem: Enquanto que a dificuldade pode ser superada com estudo reforçado e apoio educacional, no transtorno de aprendizagem, a questão é outra. O aluno não tem a capacidade cognitiva de lidar com algumas das demandas acadêmicas, mesmo que ele conheça o assunto abordado. Por exemplo, se o transtorno afeta a leitura, o processamento das informações dadas por escrito fica comprometido.”
A legislação atual garante o atendimento de alunos com deficiências física e intelectuais, transtornos globais específicos e altas habilidades/superdotação. No caso das dificuldades cognitivas relacionadas ao processo de informações, não existe ainda legislação que garanta seus direitos. Além dos estudantes com dificuldades, o Centro também atenderá o público de Altas Habilidades/ Superdotação, propiciando atividades desafiadoras para o desenvolvimento pleno de suas habilidades.
Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, disgrafia anarritmia são alguns dos inúmeros transtornos cognitivos relacionados ao processamento de informações, que fazem parte do dia a dia de estudantes da rede municipal, sem que nem pais ou professores tenham ciência de como lidar com suas condições, sendo tratados, muitas vezes, como casos de mero desinteresse ou falta de estudo. Essas dificuldades, que tem nome e capacidade de marcar para sempre a vida acadêmica de crianças e adolescentes, podem afetar a leitura, a ortografia, a motricidade, a expressão, o raciocínio e o senso numérico, levando a dificuldades para além ambiente acadêmico.
Segundo um levantamento recente, feito nas escolas municipais, existem atualmente aproximadamente 800 estudantes na Rede Municipal de Ensino com laudo comprovando alguma condição que dificulta a aprendizagem e não há dados de tantos outros sem diagnóstico.