Imagens sacras foram quebradas, presépio destruído e houve até tentativa de incêndio
A Igreja Matriz São Pedro, em Encantado, no Vale do Taquari, foi alvo de três ataques de vandalismo em um intervalo de cinco dias, todos registrados já em 2026. O episódio mais recente ocorreu na tarde de segunda-feira (5), quando imagens religiosas foram quebradas, o presépio destruído e peças retiradas do altar e jogadas pelo interior do templo.
Os outros episódios ocorreram no dia 1º de janeiro, quando toalhas do altar foram arrancadas e jogadas no chão, e no dia 2, quando houve uma tentativa de incêndio no presépio, com uso de gasolina. Embora nada tenha sido furtado, peças antigas e de valor histórico acabaram sendo danificadas.
A igreja está localizada na mesma cidade do Cristo Protetor, um dos principais pontos do turismo religioso do Rio Grande do Sul. Por conta da grande circulação de visitantes, o templo costumava permanecer aberto ao público durante o dia. Após a sequência de ataques, porém, a paróquia decidiu manter o espaço fechado para preservar o patrimônio e garantir a segurança.
A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação dos crimes. A Prefeitura de Encantado divulgou nota manifestando profundo repúdio aos atos de vandalismo, classificando-os como ataques ao patrimônio religioso, histórico e cultural do município.