William da Rosa dos Santos tinha 28 anos e diversos antecedentes criminais anteriores
Foi identificado como William da Rosa dos Santos, de 28 anos, o homem que morreu em um confronto com a Brigada Militar (BM) ocorrido na manhã desta quinta-feira (22), no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul. O fato aconteceu por volta das 8h30min, na rua Júlio Calegari.
Segundo informações do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChoque), policiais realizavam patrulhamento em buscas por traficantes no local, quando avistaram o suspeito. Santos tentou fugir da abordagem e se embrenhou em meio a um matagal. Houve troca de tiros entre a BM e o traficante, mas ele acabou baleado e morreu na hora. Um revólver calibre .38 foi encontrado com ele.
Willian possuía um extenso histórico criminal por tráfico de entorpecentes, roubo, porte ilegal de arma de fogo, extorsão, estelionato e receptação de veículos. Em outubro de 2023, ele havia sido preso junto com outras três pessoas por tráfico. Na oportunidade, foram apreendidos 103 quilos de maconha, que seriam fracionados e distribuídos no formato de tele-entrega.
Durante a operação, uma mulher de 21 anos foi presa com drogas, sendo encontrados cerca de 30 quilos de maconha do tipo “skunk”, com alto grau de pureza e maior valor de mercado. Ela chegou ao local em um veículo de aplicativo enquanto a polícia atendia a ocorrência. O motorista foi liberado por não ter nenhum tipo de envolvimento com o grupo criminoso.
Este é o homicídio de número 62 neste ano de 2024 na cidade de Caxias do Sul e a segunda morte violenta registrada em agosto na cidade.