Suspeito tentou fugir com cortina de fumaça
Um homem de 36 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (21) na BR-285, em Vacaria, transportando 380 litros de agrotóxicos contrabandeados da Argentina. A apreensão ocorreu durante uma operação de combate à criminalidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O suspeito conduzia um Volkswagen Gol emplacado em Campo Erê (SC) e seguia em direção a Bom Jesus. Ao receber ordem de parada dos agentes, tentou fugir utilizando um dispositivo que lançava uma cortina de fumaça, mas foi interceptado pouco depois.
No interior do veículo, os policiais encontraram a carga distribuída no porta-malas e no assoalho. Os bancos traseiros haviam sido retirados para acomodar os galões de herbicida. O produto, cuja comercialização é proibida no Brasil, é considerado altamente tóxico e pode levar à morte em até 24 horas após a ingestão, sem possibilidade de tratamento eficaz, segundo a Anvisa.
O motorista, natural de São Miguel do Oeste (SC), estava com a carteira de habilitação vencida e não tinha antecedentes criminais. Ele foi preso e encaminhado, junto com a carga, à Polícia Civil em Caxias do Sul.