Tricolor está na 13ª colocação na tabela de classificação
O Grêmio entrou em campo pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro para encarar o Cruzeiro e não conseguiu somar pontos. Atuando na Arena, o Tricolor acabou sendo superado pelos mineiros pelo placar de 1 a 0, com gol anotado por Fabrício Bruno.
O Tricolor contou com o retorno do capitão Kannemann na formação da zaga, em busca da quarta vitória consecutiva na Arena dentro do Campeonato Brasileiro.
O Grêmio procurou pressionar nos minutos iniciais do duelo, fazendo o adversário ter que recuar em seu campo de defesa. Teve volume de jogo e prendeu a posse no campo de ataque, procurando alçar a bola na área. Quando trabalhou buscando o passe final por baixo, por detalhe não conseguiu a finalização com maior perigo à meta do goleiro Cássio.
Aos 12 minutos, em lateral cobrado na área por João Lucas, a bola foi rebatida e correu pelo braço direito de Lucas Silva, desviando a trajetória que ficaria para o jogador gremista. Mesmo assim, o árbitro de vídeo não chamou o árbitro de campo para a revisão da jogada.
Em lançamento por sobre a defesa do Tricolor, aos 21 minutos, Arroyo ficou livre para o chute. Por sorte acabou errando o tempo do arremate, furando em bola, para defesa tranquila de Tiago Volpi. Três minutos depois, em chute cruzado de Christian do bico da grande área pelo lado esquerdo, Volpi saltou no canto para espalmar e evitar o gol inaugural.
Aos 33 jogados, Em boa jogada coletiva desde o campo de defesa, Edenilson tabelou com Alysson e se projetou no lado direito da área. Ele chegou ao fundo e cruzou na segunda trave. Amuzu saltou alto e torneou de cabeça no contra pé do goleiro Cássio, que conseguiu se recuperar e fazer a defesa. No contra-ataque, o cruzamento foi finalizado em cabeceio no centro do gol, para defesa segura de Volpi.
Em jogada de combinação pela lateral esquerda, Lucas Silva arriscou o forte arremate, aos 39 minutos. A bola descaiu rapidamente e passou perto do ângulo esquerdo do Tricolor. Dois minutos depois, Arroyo arriscou o chute e, mais uma vez, Tiago Volpi saltou no canto para desviar a escanteio. Na cobrança, Fabrício Bruno apareceu livre na área para cabecear e tirar a ação do arqueiro gremista.
O Grêmio teve a melhor chance na partida aos 46 minutos. Amuzu levou ao fundo e cruzou da esquerda. Alysson raspou de cabeça para trás e João Lucas veio chutando forte com o peito do pé. No meio da área, Edenilson entrou em velocidade e desviou de cabeça como pôde, mas a bola passou tirando tinta da trave. No último ataque, Noriega pegou a sobra da zaga cruzeirense para arriscar o chute e, mais uma vez, a bola passou muito perto da trave esquerda.
Para o segundo tempo, a equipe voltou com a mesma formação. A primeira chegada na etapa final foi aos oito minutos. Alysson puxou o ataque desde o meio do campo e abriu o jogo pela direita. João Lucas chegou cruzando e a defesa afastou para a entrada da área. Marlon dominou e disparou o chute de canhota, mas a bola passou desviada à direita do gol.
Em contra-ataque em velocidade, a bola foi lançada para Kaio Jorge, aos 15 minutos. O atacante saiu de frente para Tiago Volpi e desferiu forte chute da risca da grande área. A bola passou por Volpi e explodiu no travessão. Escapou Grêmio.
Mano Menezes promoveu as primeiras trocas. Dodi e João Lucas deixaram o jogo para as entradas de André Henrique e Pavon, respectivamente.
Após cobrança de escanteio da direita batido por Pavon, aos 25 minutos, a defesa mineira afastou e Arthur dominou na sobra da área. Logo arriscou o chute com efeito e o goleiro Cássio, encoberto, teve que tirar para escanteio de soco.
Na sequência, Cristian Olivera e Cristaldo foram para o jogo nas vagas de Alysson e Amuzu. Mesmo com as trocas promovidas e o objetivo de pressionar a defesa adversária, o Grêmio não conseguia chegar de forma mais incisiva nas trocas de passes, mas insistindo nas bolas alçadas na área.
Em jogada pessoal, Edenilson foi derrubado a dois passos da risca da grande área, aos 38 minutos. A cobrança foi autorizada dois minutos depois. Marlon bateu firme de canhota por baixo e Cássio defendeu no susto, prensando a bola contra o tornozelo e segurança em cima da linha.
Por fim, Monsalve entrou no jogo para a saída de Edenilson. O Grêmio foi pra cima do adversário na reta final da partida.
Já nos acréscimos, aos 46, Monsalve ficou com a posse dentro da área e tentou cruzar da esquerda. A bola bateu no marcador e ficou com Arthur. Ele adiantou a bola e bateu de chapa para defesa de Cássio, salvando os mineiros ao espalmar para escanteio. Marlon fez a cobrança, Noriega desviou de cabeça na primeira trave e Olivera fechou de carrinho na segunda trave, sem alcançar a bola.
Aos 50 minutos, Noriega atravessou a bola para Monsalve. Ele chutou de fora da área e André Henrique desviou no meio do caminho. No puro reflexo Cássio caiu no canto esquerdo para defender a última oportunidade gremista na partida.