Fenômeno ocorreu na madrugada desta quinta-feira (5); trânsito já foi liberado no local
Uma intensa chuva de granizo atingiu as cidades de Itati e São Francisco de Paula, na madrugada desta quinta-feira (5). O fenômeno causou acúmulo de pedras de gelo sobre a pista da Rota do Sol (ERS-486), especialmente nas proximidades da Serra do Pinto, trecho que chegou a ser temporariamente bloqueado.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a rodovia completamente coberta pelo granizo, formando uma camada branca.
O bloqueio na Serra do Pinto foi realizado por questões de segurança, devido à baixa aderência da pista e à possibilidade de novos deslizamentos ou quedas de granizo. Equipes do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) atuaram no local durante a madrugada para liberar o trecho.
Apesar da liberação, ainda há risco de novas instabilidades ao longo do dia. A região da Serra Gaúcha permanece sob alerta para chuvas intensas e eventual queda de granizo, conforme aviso emitido recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até o momento, não há registro de feridos ou danos materiais significativos causados pelo granizo.