Nova unidade terá 25 mil m² e deve reduzir superlotação no sistema prisional da Serra
O governo do Estado iniciou as obras da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (Pecs) II e III, que terão capacidade total para 1.650 detentos. O investimento é de R$ 261,8 milhões, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. A execução é fiscalizada pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), a partir do planejamento e projetos da equipe técnica da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).
O novo complexo prisional tem 25 mil metros quadrados de área construída, composto por oito módulos de vivências coletivas e um pavilhão destinado à reciclagem e ao trabalho dos apenados.

Atualmente, Caxias do Sul conta com dois estabelecimentos prisionais: a Penitenciária Estadual, com 432 vagas, e o Presídio Regional, com 298. A nova unidade busca reduzir o déficit de vagas e minimizar a superlotação no sistema prisional da Serra gaúcha, além de proporcionar melhores condições de cumprimento de pena e de trabalho para os servidores.
A primeira etapa da obra contempla serviços de decapagem e nivelamento do terreno, que devem ser concluídos até a primeira quinzena de outubro. Em seguida, deve ter início a execução das fundações da ala carcerária.
Além de Caxias do Sul, há obras em andamento nos municípios de Rio Grande, Passo Fundo e São Borja. Atualmente, a SOP e a SSPS também conduzem dez projetos de reforma e readequação em unidades já existentes, incluindo ampliações estruturais e espaços voltados ao trabalho e à qualificação dos apenados.