Morongo foi o palestrante da RA da CIC Caxias desta segunda-feira (14)
A trajetória da Mormaii, um dos grandes cases do empreendedorismo nacional, foi o tema da palestra do empresário Marco Aurélio Raymundo — o Morongo — durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), realizada nesta segunda-feira (14). Com o tema “Liberdade com responsabilidade: a filosofia por trás do sucesso da Mormaii”, o fundador da marca compartilhou reflexões sobre gestão, espiritualidade e propósito, em uma fala marcada por provocações sobre o papel das empresas no mundo contemporâneo.
Para Morongo, a base da inovação está na liberdade — mas sempre acompanhada de responsabilidade. “Liberdade sem responsabilidade é libertinagem, é lambança”, resumiu. Segundo ele, o ambiente criativo e evolutivo só é possível quando as pessoas têm autonomia para agir, mas também maturidade para assumir as consequências e crescer junto. “Se você tolhe a liberdade, tolhe a criatividade. E sem criatividade, não há evolução — nem para as empresas, nem para o ser humano, nem para o universo”, afirmou.
O empresário também destacou que o mundo está passando por uma mudança de paradigma. Segundo ele, está em curso uma transição do modelo atomizado de liderança — centrado na figura do chefe — para uma visão mais holística e colaborativa. “Empresas são feitas de pessoas. E só evolui quem está cercado de gente boa, com liberdade para criar e consciência para transformar”, disse, reforçando que o sucesso da Mormaii está diretamente ligado à cultura interna da empresa.
A marca, que começou na década de 1970 com a produção artesanal de roupas de neoprene em uma vila de pescadores em Santa Catarina, hoje está presente em mais de 85 países. Mesmo com projeção internacional, Morongo optou por manter a produção majoritariamente no Brasil. “Poderia ter levado para o Oriente e reduzido o custo pela metade, mas escolhi ficar aqui. Isso é acreditar no Brasil”, destacou.
A Mormaii está em mais de 60 mil pontos de venda no Brasil e tem forte presença nos segmentos de óculos, relógios e artigos esportivos, além de ser patrocinadora oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).