Eles alegam que não receberam o 13ª salário, mas já retomaram o serviço após acordo com a companhia terceirizada
Os funcionários da concessionária Novo Mundo, empresa responsável pela coleta de resíduos de Flores da Cunha, fizeram uma paralisação nesta quinta-feira (21). Por isso, o serviço esteve temporariamente suspenso, mas já começou a operar normalmente (porém com atraso), por volta das 10h.
De acordo com os trabalhadores, a reivindicação deles é o recebimento do 13º salário. O prazo legal para que a empresa fizesse o pagamento encerrou nesta quarta (20). Mas segundo relato dos garis, a companhia não pagou sequer a primeira parcela do décimo, que deveria ter sido depositada ainda no dia 30 de novembro.
No começo da manhã, nenhum dos 17 funcionários saiu para trabalhar sem o retorno da empresa sobre o pagamento. Pouco depois das 9h, a companhia comunicou que faria um esforço para depositar os valores devidos até o final do dia. Sendo assim, os profissionais decidiram encerrar a paralisação e retomar o serviço.

A indignação dos funcionários também teve relação com a maneira como foram comunicados pela Novo Mundo sobre a situação: apenas por uma mensagem de WhatsApp. Um responsável pela empresa avisou, já no fim da tarde da quarta, que o pagamento não seria realizado. Na ocasião, a empresa disse que o depósito poderia ser feito até o fim do ano, ou, no máximo no começo de janeiro, oferta que não foi aceita pelos garis e motoristas e gerou a paralisação.
A reportagem da Rádio Solaris FM 99.1 questionou a prefeitura de Flores da Cunha sobre a greve. Por meio de nota, a assessoria de imprensa esclareceu que:
“A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, está em contato com a empresa Novo Mundo, responsável pela coleta dos resíduos no município, para tratar sobre a possível paralisação dos colaboradores que realizam o serviço. Reiteramos que o trabalho é realizado de forma terceirizada e que os pagamentos, provenientes pela Prefeitura, estão em dia com a empresa. Estamos tratando disto para que o serviço seja retomado normalmente e que a população, bem como a coleta, não sejam prejudicadas”.