Ele é o primeiro sacerdote ordenado na cidade em mais de 20 anos
Neste sábado (31), Flores da Cunha vivencia um marco significativo em sua história religiosa: após mais de 20 anos, a cidade volta a sediar uma ordenação presbiteral. Frei Rodrigo Antunes de Lima, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, vai ser ordenado padre em uma celebração na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, às 10h. A missa será presidida por dom Cleonir Dalbosco, bispo da Diocese de Bagé.
Natural de Cerro Negro (SC), Frei Rodrigo tem forte vínculo com Flores da Cunha, para onde sua família se mudou no início da década de 1980. “Eu sou fruto aqui da terra e tenho um carinho muito grande por Flores por ter acolhido a família, onde hoje a família é grande e está estabelecida por aqui, bem como por ter iniciado a minha formação e ter concluído aqui”, afirma o religioso.
A primeira missa de Frei Rodrigo como sacerdote será celebrada no domingo (1º), às 10h30min, na Igreja da comunidade São Vítor e Corona, onde residem seus pais. Após a celebração, haverá almoço no salão da comunidade. À noite, às 18h, ele preside missa na Igreja Matriz da cidade.
A última ordenação presbiteral realizada em Flores da Cunha ocorreu em 1998, com o padre diocesano Ricardo Fontana, atual reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Antes dele, em 1990, Frei José Mascarello foi o último capuchinho ordenado na cidade; hoje, é pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Coxipó, em Cuiabá (MT).
Sobre Frei Rodrigo
Rodrigo iniciou a formação religiosa no seminário capuchinho de Flores da Cunha em 2014, e agora retorna à cidade para concluir esse ciclo com a ordenação sacerdotal. Durante sua caminhada vocacional, passou por diversas etapas formativas em cidades como Marau, Santa Maria, Cuiabá, Canoas e Porto Alegre. Posteriormente, a partir de 2023, esteve em Canoas, atuando na Paróquia São Pio X e em atividades de animação vocacional da Província. Atualmente Frei Rodrigo trabalha na Paróquia São Pedro, em Garibaldi.