Entre as atrações musicais estão Duca Leindecker, Pura Curtição, Theoria do Kaos e Chiquinho Divilas
O Banco de Alimentos de Caxias do Sul está completando 20 anos de fundação. Desde que foi criado, em 12 de dezembro de 2005, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu cerca de 15,2 mil toneladas de gêneros alimentícios. Para marcar a data, a instituição promove o Festival 20 Anos neste domingo (14) a partir das 14h, nos Pavilhões da Festa da Uva (Pavilhão 1). A ação está sendo organizada pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
O evento vai reunir atrações musicais como Duca Leindecker, Pura Curtição, Theoria do Kaos e Chiquinho Divilas, além de apresentações de entidades sociais. A entrada será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. “Mais do que comemorar uma trajetória, o que se busca é consolidar a imagem do Banco como uma referência social e institucional, ampliando sua visibilidade e reforçando seu papel na comunidade”, destaca a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, Valéria Wormann.



COMEÇO – O Banco de Alimentos de Caxias do Sul foi oficialmente criado no dia 12 de dezembro de 2005, na administração do prefeito José Ivo Sartori e vice-prefeito Alceu Barbosa Velho. O modelo que inspirou o Banco de Alimentos caxiense foi o da Capital gaúcha, ligado à Fiergs. Hoje, ambos são referências.
A instituição começou a funcionar com quatro toneladas de alimentos, arrecadadas durante campanha realizada nas principais redes de mercados e supermercados da cidade. “Para que a ação crescesse e se transformasse no grande pilar de solidariedade que é hoje, a participação dos voluntários é fundamental”, frisa a diretora geral da SMAPA, Kalizia Dalla Zen.
O Banco de Alimentos iniciou com 31 entidades assistenciais cadastradas e hoje são mais de uma centena. Durante a pandemia, o Banco cumpriu importante papel, distribuindo 1,5 mil toneladas de alimentos e garantindo alimentação a centenas de famílias que ficaram em situação de extrema dificuldade. “Lembro que a comunidade deu uma resposta muito solidária, pois arrecadamos itens para seguir atendendo as famílias, entidades cadastradas e cozinhas comunitárias”, recorda a nutricionista da SMAPA Cristina Fabian Gregoletto.
O evento de domingo tem patrocínio principal da Eaton, além de Sicredi e Farmácias São João (ouro), Amalcabúrio (prata), Multimercados (bronze), e apoio de Expotendas, Sol Soluções Yanmar, CIC Caxias, Festa da Uva S.A., Hotel Swan, produção de Kyiko Martinss, parceria da Voz Comunicação Criativa, e apoio de mídia da Rádio Solaris.
AÇÕES PERMANENTES DO BANCO DE ALIMENTOS
Recanto Solidário
O projeto é uma forma de combate ao desperdício de hortifrutigranjeiros. Esses produtos são doados às instituições sociais na Ceasa Serra.
Sábado Solidário
Dezenas de voluntários atuam em mercados de Caxias do Sul para arrecadar alimentos. A ação é realizada no segundo sábado de cada mês.
Venha ser um voluntário desta ação!
Envie seu nome e telefone para o e-mail [email protected]
Arrecadação dos agricultores caxienses
Semanalmente a equipe percorre um roteiro nos produtores de hortifrutigranjeiros de Caxias do Sul para recolher doações de alimentos que não têm valor comercial, mas que mantêm todas suas propriedades nutricionais. Os alimentos são encaminhados em forma de rancho mensal às entidades vinculadas.
No Ponto de Safra, todas as sextas-feiras, após o encerramento da comercialização, também é coletado o excedente.
Troca Solidária
A execução do projeto é regulamentada pela Lei nº 8.602, de 25 de janeiro de 2021. A Troca Solidária foi implantada em Caxias do Sul em 2009, gerando parceria com a comunidade na coleta de resíduos seletivos que são trocados por alimentos. O programa é executado em parceria com a FAS e Codeca. Os alimentos são adquiridos pela SMAPA, exclusivamente da Agricultura Familiar.
Cozinha Experimental
Localizada nas dependências do Banco de Alimentos, proporciona capacitações e oficinas nas quais são trabalhados conceitos a respeito de técnicas e preparações culinárias, primando pela utilização integral, redução do desperdício e incentivo ao consumo de alimentos sazonais.
O ambiente também oferece aprendizado sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, possibilitando escolhas adequadas.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo Federal, Rede Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul e Adcointer/Ceasa Serra, o programa tem como objetivo beneficiar os agricultores familiares da região. Compra-se a produção para repassar às instituições cadastradas, que recebem produtos da safra com qualidade e nutricionalmente adequados.
Banco de Refeições Coletivas – Prato Solidário
Implantado em 2013, o projeto tem como objetivo reduzir o desperdício e recolher alimentos produzidos em cozinhas industriais e comerciais. O alimento é doado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos a fim de proporcionar melhorias na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. É realizado em parceria com a Fundação Caxias.


