Entre as inúmeras atrações está a degustação de pinhão, gastronomia típica, concursos e cavalgada
Está confirmada para este sábado (15) a Festa do Pinhão de Vila Seca, no interior de Caxias do Sul. O evento seria realizado no final de semana passado, mas foi adiado devido ao mau tempo. A abertura oficial ocorre às 11h, na cancha de laço, seguida por almoço campeiro, ao preço de R$ 30. O cardápio é feijoada, arroz, paçoca de pinhão e carne com batata.
A programação, no entanto, começa antes. Às 8h terá início a cavalgada, com saída no CTG Porteira da Amizade, percorrendo o entorno da barragem da Mulada, com previsão de término às 11h30 na cancha de rodeios. No local, será montada estrutura para missa crioula, degustação de pinhão, gastronomia típica, concursos, feira de artesanato, apresentações de alunos da Escola Municipal Érico Veríssimo e shows com artistas locais.
De acordo com o subprefeito Sandro Camargo, a edição deste ano será o marco preparatório para o evento a ser organizado em 2024, quando deve ser retomada a programação com 10 dias de atividades, tradicional nos eventos anteriores, para marcar a semana do distrito. Desde 2019, por meio de projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo, a festa está incluída no Calendário Oficial do Município.
História da Festa do Pinhão
Criada em 2008 por um grupo de moradores de Vila Seca, a Festa do Pinhão foi realizada anualmente, até 2016, como forma de promover o turismo no distrito, aproveitando o potencial baseado na araucária, espécie nativa com forte presença na região. O evento também marcava as comemorações da Semana do Distrito de Vila Seca. Sem o apoio do poder público deixou de ser realizada de 2017 a 2019 e, entre os anos de 2020 e 2022, não ocorreu em função das restrições decorrentes da pandemia da Covid-19.
O evento é uma parceria da subprefeitura com a Associação Pró-Desenvolvimento de Vila Seca, com apoio da Secretaria do Turismo.