O processo para a contratação da empresa responsável pela obra deve ocorrer em novembro
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu nesta terça-feira (8) a licença que permite o início das obras para a construção de uma nova ponte sobre o Rio das Antas, com a prefeitura de Nova Roma do Sul como empreendedora.
Localizada na divisa entre os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua, a ponte terá 170,46 metros de comprimento e 10,95 metros de largura, contando com duas pistas de rolamento. A obra representa uma importante alternativa de ligação entre os municípios da região, atualmente conectados apenas por uma balsa.
A previsão é que o edital para a contratação da empresa responsável pela construção seja publicado em novembro. O orçamento atual da obra é de R$ 17 milhões, dos quais R$ 10,7 milhões já foram arrecadados por meio de ações do Poder Público. Além disso, está em tratativa um convênio com o Governo do Estado para verificar a possibilidade de recursos estaduais para a obra.
A solicitação da licença foi feita pela Prefeitura de Nova Roma, em 26 de junho. O local foi vistoriado pela Fepam em 3 de julho. Na sequência, em 3 de setembro, foi enviado um ofício à prefeitura solicitando ajustes. A prefeitura respondeu às demandas em 26 de setembro, e a Fepam realizou uma nova análise até a liberação da licença em 8 de outubro. Todo o processo foi concluído em menos de quatro meses.
“A Fepam está empenhada em atender às demandas dos projetos, garantindo a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de buscar a redução dos prazos de análise sem comprometer a qualidade do resultado”, afirmou o diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter.