Durante os 17 dias do evento, foram vendidos mais de 35 mil livros
A 39ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul encerrou neste domingo (15), contabilizando 148 mil visitantes e mais de 35 mil livros vendidos em 17 dias de programação ininterrupta, na Praça Dante Alighieri. Neste ano, o tema escolhido para a programação da feira foi “Na Leitura nos Encontramos”. O evento teve como patrono o médico e escritor Francisco Michielin e como Amiga do Livro, Aline Luz.
A programação contou com três exposições, sete palestras, 65 sessões de autógrafos, 29 bate-papos, 32 contações de histórias e uma maratona de contação de histórias com seis sessões, além de 11 apresentações de grupos artísticos, 36 apresentações musicais, um sarau e slam de ilustração e 22 encontros do passaporte da leitura.
Ao todo, foram mais de 200 ações para todos os leitores de todas as idades, além de 18 bancas de livrarias e editoras de Caxias e região num mesmo local, o que permitiu a comercialização de 35.738 mil obras literárias. Nomes como o da jornalista e escritora Daniela Arbex, e a criminologia e escritora Ilana Casoy, também marcaram presença nesta 39ª edição do evento.
O Patrono da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, Francisco Michielin iniciou sua fala com um texto do escritor italiano, Sérgio Bricco, dizendo que a Festa é finita. “Passou ligeiro, passou ligeiro com um jeito de quero mais, e usando uma palavra que está na moda, a Feira “bombou”, foi realmente um arraso”, disse o Patrono, que salientou ainda o imenso prazer de estar na Feira e de encontrar amigos e conhecer outros e de poder ver na Praça Dante Alighieri, a exaltação ao livro e a leitura.
A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto usou sua fala para agradecer aos importantes colaboradores da Feira do Livro de Caxias do Sul. “A Feira é feita de muitas mãos e esse é o momento para a agradecer aos apoiadores, patrocinadores, livreiros, escritores, editoras, artistas, contadores de histórias, patrono da Feira do Livro, Amiga do Livro, prefeitura, secretarias e a toda equipe da Secretaria da Cultura, pelo brilhante trabalho desenvolvido durante os 17 dias de evento”, disse a secretária que agradeceu aos mais de 1.200 livros doados para as bibliotecas das cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, anunciando também a data da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul que irá acontecer de 27 de setembro a 13 de outubro de 2024.
Ao final, o patrono declarou o encerramento da Feira ao tocar a tradicional sineta e junto com os integrantes do palco da solenidade de encerramento passaram em nas 18 bancas, cumprimentando e entregando uma rosa para cada livreiro em agradecimento pelo excelente evento.