A recepção do Cadastro Único esteve lotada de pessoas solicitando o benefício na manhã desta terça-feira (25)
A manhã desta terça-feira (25) foi de recepção lotada no Cadastro Único de Caxias do Sul para o pagamento às famílias atingidas pela catástrofe climática do mês de maio. Com a flexibilização das regras de concessão do PRE – Programa de Renda Emergencial, centenas de famílias estão sendo beneficiadas. A alteração nas regras do programa foi uma das primeiras medidas tomadas pela Prefeitura de Caxias, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), após a cidade ser atingida pelas fortes chuvas no início do mês de maio. Além de alterar as regras de concessão para facilitar e tornar mais ágil o acesso da população, o programa também foi ampliado.
São mais de 300 famílias que estão recebendo um salário mínimo por mês. A previsão é de que no total aproximadamente 500 famílias sejam beneficiadas. No total, o investimento de recursos públicos no programa poderá chegar a até R$ 3 milhões. Desse montante, R$ 283 mil são oriundos de uma doação do Ministério Público do Trabalho (MPT) ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O restante do valor a ser investido na ampliação do programa é de recursos próprio do orçamento da FAS.
Uma das beneficiadas é Veratriz Maria Echer, de 68 anos, moradora de Galópolis que teve a casa atingida por deslizamentos de terra. Segundo ela, o suporte dado pelo município nesse momento está sendo fundamental para recomeçar e reconquistar o que perdeu.
Um fator que reforça a importância desse programa é ressaltado ao analisarmos os impactos em toda a economia da cidade. “Quando consideramos que são mais de 300 famílias e multiplicamos isso por três, quatro ou mais integrantes, chegamos a um número muito maior de beneficiados. Além disso, são recursos injetados diretamente na economia de Caxias do Sul, potencializando ainda mais os benefícios dessa medida”, informa o presidente em exercício da FAS, Rafael Vieira.