Em junho houve aumento no número de pessoas nas casas de acolhimento
Com as baixas temperaturas registradas nos últimos dias em Caxias do Sul, a Fundação de Assistência Social (FAS), intensificou os trabalhos das equipes da Abordagem Social, que atendem pessoas em situação de rua. Aqueles que aceitam o atendimento são encaminhados às casas de passagem que são mantidas pelo município, por meio da FAS e de convênios com Organizações da Sociedade Civil.
Ao longo do mês de junho, as equipes da FAS realizaram 220 abordagens a pessoas que estavam nas ruas. Destas, 48 aceitaram o encaminhamento para as casas de acolhimento, além de outras 98 que foram acolhidas através de encaminhamentos feitos pelo Centro Pop Rua. No total, são 146 pessoas tiradas das ruas e que passaram a conviver nas casas Carlos Miguel dos Santos e São Francisco. Acolhimento que proporciona todas as refeições do dia, além de um banho quente e um local confortável e aquecido para passarem a noite.
As casas de passagem funcionam como um lar temporário onde a equipe técnica auxilia no encaminhamento de documentos e retorno ao mercado de trabalho. Às pessoas que desejam retornar para as suas cidades de origem, o município disponibiliza no auxílio-passagem. Nesse ponto em específico, desde março o serviço foi flexibilizado, permitindo a concessão de passagens também para outros estados.