Feira reúne genética animal, máquinas agrícolas, agricultura familiar, atrações culturais e artesanato gaúcho em 141 hectares
A 48ª Expointer começa neste sábado (30) no Parque Assis Brasil, em Esteio, e terá nove dias de atividades. Em uma área de 141 hectares, a programação oficial soma mais de 800 eventos, entre julgamentos, leilões, provas, palestras, apresentações, workshops e demonstrações ligadas ao agronegócio.
Julgamento dos animais
Neste ano, 5.107 animais de argola estão inscritos para competir pelas rosetas da feira. Estão representadas raças de ovinos, bovinos de corte, leite e mistos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, coelhos, chinchilas, aves e pássaros, que retornam à exposição após dois anos.
Entre as novidades, a raça bovina de corte Greyman estreia na feira, assim como a caprina leiteira Murciana. Também retornam os cavalos Anglo-Árabes. O ponto alto será o Desfile dos Grandes Campeões, marcado para sexta-feira (5/9), às 10h, na Pista Central.
Máquinas e implementos
Os maiores fabricantes nacionais apresentam lançamentos de máquinas, implementos agrícolas e automóveis. O setor contará ainda com demonstrações técnicas e áreas de test-drive, organizadas pelo Simers.
Agricultura Familiar
O tradicional Pavilhão da Agricultura Familiar terá recorde de participação: 456 empreendimentos de 196 municípios gaúchos. O espaço, que funciona das 8h às 20h, reúne alimentos artesanais, bebidas, derivados da cana, frutas desidratadas, licores, erva-mate e cervejas artesanais.
Freio de Ouro
A final do Freio de Ouro, torneio mais importante do Cavalo Crioulo, acontece no sábado (6/9). Já na sexta (5/9) e no sábado (6/9) a ABCCC promove a Supercopa de Paleteada e a Supercopa Freio do Proprietário, todas na Pista do Cavalo Crioulo.
Cultura e shows
A programação cultural terá destaque. A Ópera Gaúcha, com o tema “O Legado de um Povo”, abre o evento no sábado (30/8), às 19h30, na Pista Central. O Festival Sou do Sul terá shows de Elton Saldanha, Luiza Barbosa, Shana Muller, Renato Borghetti, Gaúcho da Fronteira e Guri de Uruguaiana, além de apresentações nacionais de Daniel (30/8) e Alexandre Pires (31/8).
No Palco Principal, a Expointer recebe o Festival Cultural de Esteio, o Projeto Estrada Cultural, a Mostra Musical da Expointer 2025 e a Mostra da Cultura Gaúcha do Parque Assis Brasil, com apresentações diárias a partir das 14h.
Artesanato gaúcho
O Pavilhão do Artesanato recebe a 42ª Expoargs, com 189 artesãos de 56 municípios. Serão 124 estandes com cutelaria, artigos em couro, madeira, lã, metal e cerâmica, entre outros. O espaço fica aberto das 8h às 20h.
Governo do Estado
No Pavilhão Internacional, o Governo do Estado terá auditório, estande e arena. Os espaços abrigam palestras e painéis sobre políticas públicas e temas do setor agropecuário, de segunda a sexta-feira.