Mudança inicia neste domingo (12) e deve ser concluída até abril de 2026
Turistas que entrarem em países como Portugal, Espanha, França e Itália devem começar a dar adeus a uma das tradições mais simbólicas das viagens internacionais: o carimbo no passaporte. A partir deste domingo (12), parte da Europa inicia a substituição do selo físico por um sistema eletrônico de controle de fronteiras.
O novo modelo, chamado de Sistema de Entrada/Saída (EES), vai registrar viajantes por meio de dados biométricos, utilizando reconhecimento facial e impressões digitais. A implementação será gradual e deve ser concluída até 9 de abril de 2026. Até lá, ainda é possível obter o carimbo convencional.
O EES será adotado por 29 países europeus, incluindo todos os integrantes do Espaço Schengen. Segundo a União Europeia (UE), o objetivo é agilizar o controle nas fronteiras e reforçar a segurança, sem custos adicionais aos viajantes.
Entre os países que integrarão o novo sistema estão Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia, Suíça e Suécia.
Na chegada, os viajantes terão impressões digitais coletadas ou uma foto tirada, processo que também pode ser feito em totens de autoatendimento nos aeroportos ou por meio de aplicativo móvel.
Outra mudança prevista é a criação do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que deve entrar em operação no último trimestre de 2026. O Etias vai funcionar como uma autorização eletrônica obrigatória para turistas de países que não precisam de visto — como o Brasil — e terá custo de 20 euros por pessoa, com validade de três anos.
Foto: Depositphotos