A cheia do Rio Caí provocou a eroção da estrada de Sebastopol
Após as fortes chuvas que causaram diversos danos em estradas e rodovias de Caxias do Sul, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) tomou as primeiras medidas para restaurar a trafegabilidade na Estrada Municipal 92, em Sebastopol, no interior do município. A erosão provocada pela cheia do Rio Caí provocou um deslizamento que comprometeu a via. Essa estrada desempenha um papel vital como rota de ligação entre as comunidades de Sebastopol e Santa Lúcia do Piaí.
A ação da SMOSP consistiu na construção de um alargamento de pista, que foi realizado pelo setor de escavações e terraplanagem da Secretaria, seguido pela pavimentação com material fresado para garantir condições de uso seguras do trecho. O titular da pasta, Norberto Soletti, explicou que essa medida é necessária e temporária, servindo como uma solução enquanto estudos técnicos mais abrangentes e encaminhamentos adequados são realizados.
Soletti enfatizou a importância de que todos os motoristas e moradores da região respeitem a sinalização que foi instalada no local. Essa sinalização criou um estreitamento de pista com barreiras de concreto, visando alertar os condutores sobre os riscos existentes no trecho afetado.
Outro ponto de preocupação é a situação da Estrada Municipal João Edgar Jung, onde um trecho crítico foi isolado para advertir os motoristas sobre os perigos presentes. Equipes técnicas da SMOSP e da Codeca estão avaliando as condições da pista e do terreno para determinar a melhor solução de reparo para esse trecho.
Na manhã deste sábado (9), o prefeito Adiló Didomenico esteve vistoriando os dois locais e conversando com moradores das proximidades.