Recurso emergencial autorizado pelo governador Eduardo Leite será usado para compra de telhas às famílias atingidas; município opera em Sistema de Comando de Incidentes
Na manhã desta segunda-feira (24), o Governo do RS autorizou a liberação de R$ 1,5 milhão em ajuda emergencial ao Fundo da Defesa Civil de Erechim. O município, no Norte do Estado, foi duramente atingido por uma forte queda de granizo na tarde de domingo (23) e montou um grupo de trabalho para gerir a situação de emergência. A extensão dos danos humanos e materiais ainda está sendo apurada.
Os recursos serão destinados à compra de telhas para famílias em situação de vulnerabilidade que tiveram suas residências danificadas. Equipes da Defesa Civil estadual permanecem no município realizando levantamentos e avaliando novas necessidades de apoio.
A gestão da crise está sendo conduzida no formato de Sistema de Comando de Incidentes (SCI). O prefeito Paulo Polis atua como comandante, e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Vagner Manica, é o chefe de operações. Segundo o Centro de Monitoramento, a tempestade de granizo foi causada por uma área de baixa pressão combinada ao calor e à umidade. Três alertas foram emitidos pela Defesa Civil estadual com foco no município
Ainda no domingo, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, deslocou-se para Erechim, acompanhado por equipes do Departamento de Gestão de Desastres e da 2ª Coordenadoria Regional, sediada em Passo Fundo. O Centro Logístico da Defesa Civil enviou caminhões com lonas, telhas e cestas básicas para atendimento imediato.
No início da manhã desta segunda-feira, uma reunião operacional definiu como prioridades a vistoria de prédios públicos — como hospitais, Unidades Básicas de Saúde e escolas — para identificação dos danos, além da organização de equipes para avaliação dos bairros mais atingidos e cadastramento das famílias que receberão auxílio.
Energia elétrica
A Defesa Civil informou que mantém contato com as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica em Erechim para agilizar a normalização do serviço nas áreas afetadas.