A Menção Honrosa foi entregue à Escola 1º de Maio
A Câmara de Vereadores realizou, na noite da última terça-feira (14), a Sessão Solene de entrega do Diploma Mérito Educativo 2025, em homenagem ao Dia do Professor. A Escola Municipal de Ensino Fundamental São José foi a homenageada da edição, com o projeto “Construindo Lideranças”.
A Menção Honrosa foi entregue à Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio, pelo trabalho “Intergeracionalidade”. Também receberam Certificados de Participação a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Souza Neto, com o projeto + Família – Celular, e a Escola Interativa, com o projeto “Carreira em foco”.
A comissão julgadora foi composta pela secretária de Educação e Desporto, Neide Sonda de Godoy, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Solange Luza, e pela presidente da Associação dos Professores, Eliane Carina de Gregori Bortolini.
Os trabalhos foram avaliados conforme a abrangência e repercussão das ações, o envolvimento da comunidade escolar, o caráter de continuidade e os resultados alcançados.
A organização do Diploma é da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos, presidida pelo vereador Diego Tonet (Progressistas) e integrada pelos vereadores Claudimir Kremer (MDB) e Marcelo Golin (PL).
O vereador Deivid Schenato (Progressistas) falou em nome do Poder Legislativo. O parlamentar parabenizou as escolas homenageadas e todos os professores pelo seu dia, além de evidenciar o poder da educação. “Mais do que uma premiação, este Diploma é um gesto de gratidão e reconhecimento. Gratidão a todos que fazem da escola um espaço vivo de aprendizado, e reconhecimento a quem dedica suas vidas a ensinar — com paciência, com amor, com propósito”, ressaltou Schenato.
Em seu pronunciamento representando o Poder Executivo, o vice-prefeito, Marcio Rech, reconheceu a grandiosidade do Diploma, desejando vida longa ao projeto. “Eventos como esse fortalecem o trabalho e demonstram a força que a educação tem no nosso município”, afirmou o vice-prefeito.
A diretora da Escola São José, Melissa Vanelli Conz, destacou a importância do projeto na vida dos estudantes. “Espero que a gente esteja plantando uma sementinha, que eles consigam se desenvolver como líderes, que possam fazer a diferença na sociedade, no trabalho”, disse Melissa. A psicóloga que atua na escola, Marina Menegon de Souza, e a estudante Débora Mazzarotto também falaram sobre a relevância do trabalho.
Na oportunidade, a corte da 15ª Fecouva – Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho, rainha Maísa Molon e princesas Karina Calgaro e Tainara Molon, realizaram o convite para o evento. A festa ocorre nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro e 27, 28 de fevereiro e 1º de março de 2026, em Otávio Rocha.
Instituído por meio do Decreto Legislativo nº 014/2007, de autoria da então vereadora Claudete Gaio Conte, o Diploma Mérito Educativo tem como objetivo valorizar e reconhecer escolas que desenvolvem ações educadoras inovadoras no município de Flores da Cunha.