Feira será realizada a partir das 15h30 para atender trabalhadores que retornam para casa pelo transporte coletivo
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) anunciou que a EPI Imigrante passará a contar com Ponto de Safra todas as sextas-feiras, a partir de 5 de setembro. O horário será diferenciado: das 15h30 em diante, para facilitar o acesso dos usuários do transporte coletivo, muitos deles no momento em que retornam para casa.
A feira será realizada com apoio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e da Visate. Os agricultores estacionarão seus caminhões na Rua Ernesto Marsiaj, sem prejudicar a operação dos ônibus.
O atendimento ao público ocorrerá na passarela coberta da EPI, garantindo mais comodidade em dias de chuva ou sol forte. Já as bancas permanecerão em área externa coberta, sem obstruir o piso táctil.
O novo ponto substitui a feira realizada na Vila Ipê, encerrada devido à baixa procura de consumidores, o que inviabilizava a participação dos agricultores. A decisão pela mudança foi tomada após estudo da SMAPA sobre alternativas de localização.
O Ponto de Safra é uma modalidade de feira em que hortigranjeiros são vendidos em porções pré-definidas a preço fixo. Atualmente, cada sacola custa R$ 3,00, com peso variável de acordo com a cotação semanal da Ceasa Serra.
Além de oferecer alimentos de qualidade e com baixo custo para os consumidores, a iniciativa também fomenta a produção local. A maioria dos agricultores participantes é de Caxias do Sul, com exceção dos vendedores de banana, fruta que não tem cultivo na região.
As feiras seguem ocorrendo todas as sextas-feiras nos seguintes locais:
Rua Treze de Maio – entre a Sinimbu e a Júlio de Castilhos, das 6h às 16h
Moreira César – entre Os 18 do Forte e Sinimbu, das 6h às 17h
Praça Dante Alighieri – das 6h às 17h
EPI Imigrante – a partir de 5 de setembro, sempre das 15h30 em diante