A diretora do Grupo Solaris, Maria Teresa Fortuna, recebe a premiação da Associação Riograndense de Imprensa, na categoria Destaque Estadual
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) – Seccional Serra Gaúcha, entrega nesta quinta-feira (9), em Flores da Cunha, o Troféu ARI Serra Gaúcha 2023. O evento de premiação ocorre a partir das 11h15min em uma Reunião-Almoço promovida pelo Centro Empresarial no Centro de Eventos Luiz Argenta (Avenida 25 de Julho, 700).
Na 15ª edição, nove profissionais da comunicação serão premiados em diferentes categorias, entre eles está a diretora do Grupo Solaris de Comunicação, Maria Teresa Zanella Fortuna. Além dela, Carlos Raimundo Paviani (Jornalismo Impresso e Digital), Marco Matos (Telejornalismo), José Theodoro (Radiojornalismo), Alessandra Muraro (Assessoria de Imprensa), Juliano Carpeggiani (Imagem), Fernando Vanelli (Publicidade), Leila Cemin (Relações Públicas) e Odinha Peregrina (Contribuição à Comunicação).
As sugestões dos nomes partem da diretoria da ARI Serra Gaúcha, com definição posterior da presidência, vice-presidência e do Conselho Superior da Associação, além da diretoria de Marketing da CIC Caxias e da entidade parceira/apoiadora. O troféu é concedido em reconhecimento à trajetória, ao conjunto da obra e à contribuição social dos profissionais no exercício de suas atividades.
“A entrega do Troféu ARI Serra Gaúcha representa um reconhecimento da competência e da dedicação desses profissionais à comunicação. Somos gratos pelo empenho de cada um e estamos honrados em celebrar suas realizações”, destaca Vania Marta Espeiorin, presidente da ARI Serra Gaúcha.
Além da premiação, haverá um painel especial intitulado “Liderança e Legado: A inspiração por trás do crescimento das Empresas SIM”, com o fundador e presidente, Neco Argenta. A mediação será conduzida pela jornalista e vice-presidente da ARI Serra Gaúcha, Juliana Bevilaqua.

Troféu ARI Serra Gaúcha
– Um dos reconhecimentos fundamentais estabelecidos pela ARI Serra Gaúcha nesse âmbito é, sem dúvida, o Troféu Ari Serra Gaúcha. A ideia de reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação da Serra Gaúcha nasceu em um dos tradicionais encontros que a CIC Caxias costumava preparar para comunicadores ao final de cada ano. Quem aventou, pela primeira vez, em criar uma premiação foi o radialista Agenor Rodrigues, durante uma confraternização da CIC, na gestão do João Francisco Müller (2005 – 2007). Nesse momento, porém, a ideia não se concretizou.
– Na gestão seguinte, a partir da diretoria de Comunicação e Marketing da entidade, e da presidente da Ari Serra Gaúcha à época, hoje integrante do seu Conselho Superior, Juçara Tonet Dini, o projeto da distinção foi elaborado e efetivado pela Comunicação da CIC e Ari. A execução e o desenvolvimento técnico de todas as edições ficaram sob a responsabilidade da relações públicas Giovana Schmitt, também diretora de eventos da Ari Serra Gaúcha. Ideias convergiram e a premiação ganhou vida pela gestão do presidente Milton Corlatti (2008 – 2011), e de todas as que se seguiram.
– Desde 2008 até hoje (outubro/23), 131 profissionais da comunicação receberam o troféu pela relevante trajetória, conjunto da obra, e contribuição social no exercício de sua atividade. Na última edição, no ano passado (2022), por exemplo, a iniciativa começou a efetivamente se regionalizar, sendo feita, pela primeira vez, em Bento Gonçalves, com apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC – BG). Até então, o prêmio sempre foi realizado em Caxias do Sul, com apoio da CIC Caxias. A próxima edição será em 9 de novembro, em Flores da Cunha, com parceria do Centro Empresarial de Flores da Cunha e apoio institucional da CIC Caxias.
Sobre a ARI
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.
Sobre a ARI Serra Gaúcha
Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação. Até hoje, a ARI Serra Gaúcha foi presidida por quatro profissionais: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021. Vania Marta Espeiorin preside a gestão 2022-2024, tendo como vice Juliana Bevilaqua.