Por outro lado, o Rio Grande do Sul fechou 8 mil postos de trabalho no sexto mês do ano
A cidade de Caxias do Sul encerrou o mês de junho com saldo positivo de 47 novos empregos formais, aumento de 0,03% diante do mês anterior, segundo dados do Observatório do Trabalho da UCS, divulgados nesta segunda-feira (5). Junho foi o segundo mês com reflexos na economia e no mercado de trabalho devido às chuvas de maio.
O documento é elaborado a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério da Economia (ME) e apresenta os números do mês de referência para as cidades de abrangência da UCS (Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, São Marcos, São Sebastião do Caí, Torres, Vacaria, Veranópolis e Vila Maria), para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.
Entre as principais constatações, o estudo aponta que apesar de Caxias registrar mais contratações que demissões, o mês de junho foi marcado pela redução do nível de empregos na área de abrangência da Universidade, identificada a partir da somatória dos resultados dos municípios, que totalizou 409 empregos negativos.
No Rio Grande do Sul, o período teve um saldo negativo de 8 mil postos de trabalho, o que representa o decréscimo de 0,30% sobre o estoque de vagas com carteira assinada. No Brasil, foram criados 201 mil empregos, acréscimo de 0,43% dos postos em comparação com o mês anterior.