Por outro lado, a indústria segue em retração no acumulado do ano, com queda de 4%
A economia de Caxias do Sul registrou alta de 0,6% em maio na comparação com abril, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O crescimento foi puxado principalmente pelo setor do comércio, que avançou 3,1% no mês. A indústria teve leve elevação de 0,6%, enquanto os serviços recuaram 0,7%.
Na comparação com maio de 2024, o desempenho é mais expressivo: alta de 6,4%, com destaque para os serviços, que cresceram 11,4%. O comércio subiu 8,2% e a indústria, 3,1%. A base de comparação foi afetada negativamente pelas fortes chuvas registradas no mesmo período do ano passado.
Apesar do resultado mensal positivo, o acumulado de 2025 ainda mostra um cenário de estabilidade, com variação de apenas 0,2%. Os serviços acumulam crescimento de 7%, o comércio avança 1,4% e a indústria apresenta retração de 4%, reflexo da queda nas vendas e da menor utilização da capacidade instalada.
Nos últimos 12 meses, o avanço da economia caxiense é de 3,5%. O setor de serviços segue liderando, com crescimento de 9,7%, enquanto comércio e indústria registram altas de 1% e 0,8%, respectivamente.
De acordo com o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias, Tarciano Mélo Cardoso, os números de maio refletem uma acomodação observada também em outras regiões do país. Ele ressalta que, mesmo com uma supersafra, o ambiente de juros elevados e incertezas econômicas tem freado investimentos, especialmente no setor industrial. A hesitação dos produtores, segundo Cardoso, afeta diretamente o ritmo da indústria e impacta os demais setores da economia local.
Indústria ainda sente os efeitos do cenário macroeconômico
Mesmo com a leve alta de 0,6% no mês, o setor industrial segue pressionado. As compras industriais caíram 10,3% em maio frente a abril, e, embora haja crescimento anual de 3,1%, indicadores como horas trabalhadas (-5,8%), vendas (-0,7%) e utilização da capacidade instalada (-0,4%) continuam em queda na comparação com o ano anterior. No acumulado de 2025, a retração da indústria é de 4%, influenciada especialmente pela queda de 15,8% nas vendas.
Mercado de trabalho fecha maio com saldo negativo
Caxias do Sul encerrou o mês de maio com saldo negativo de 202 vagas formais. Foram 7.547 admissões e 7.749 desligamentos. A indústria foi a mais afetada, com saldo de -267 postos, seguida pela agropecuária (-144). Por outro lado, o comércio criou 137 empregos, os serviços, 51, e a construção, 21.
Exportações crescem e balança comercial tem saldo positivo
O setor externo teve desempenho positivo em maio. As exportações cresceram 10,7% e as importações, 22,9% na comparação com abril. O saldo da balança comercial subiu 8,5% no mês e 218,9% frente a maio de 2024. No acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 15,2%.
A Argentina segue como principal destino das exportações caxienses em 2025, com 24% do total. Estados Unidos (17%) e Chile (16%) completam o ranking. Nas importações, a China lidera com 46%, seguida por Itália (8%) e Alemanha (7%).
Foto: Depositphotos