Operação passou pelos bairros Século XX, Nossa Senhora da Saúde, Interlagos, Esplanada e distrito de Vila Seca
Uma operação de combate à perturbação ao sossego público fechou dois estabelecimentos na noite desta sexta-feira (5), em Caxias do Sul. Conforme a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), a ação teve como objetivo fiscalizar estabelecimentos, verificar documentação obrigatória e assegurar o cumprimento das normas de segurança e funcionamento nos bairros Vila Seca, Século XX, Nossa Senhora da Saúde, Interlagos e Esplanada.
Durante a operação, dois estabelecimentos, ambos no distrito de Vila Seca, foram interditados e receberam auto de infração pela SMU e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), devido à ausência de alvará, PPCI e laudo acústico.
Outros dois estabelecimentos, nos bairros Interlagos e Esplanada, receberam autuações do Corpo de Bombeiros. A Fiscalização de Trânsito também atuou na ocorrência do Esplanada, guinchando um veículo estacionado irregularmente sobre a calçada, após o condutor ser identificado embriagado e sem apresentar outro motorista habilitado para retirar o carro do local.

O secretário municipal do Urbanismo, Adriano Bressan, reforçou que as ações seguem de forma contínua com foco na segurança e no bem-estar da população.
“Nosso compromisso é garantir que todos os estabelecimentos funcionem de forma regular e segura para a comunidade. Durante esta operação, identificamos locais que colocavam em risco tanto a vizinhança quanto os próprios frequentadores, pela falta de alvará, ausência de documentação obrigatória e de laudos de segurança. Quando isso acontece, a Prefeitura precisa agir. As interdições e autuações realizadas não têm caráter punitivo, mas educativo e preventivo. Nosso objetivo é assegurar o cumprimento da legislação e proteger a população, além de reforçar que o sossego público e a segurança são prioridades do Município.
A operação é uma força conjunta entre a SMU, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Fiscalização de Trânsito.